Foto: Arquivo Pessoal
O motorista de um caminhão-cegonha desobedeceu a sinalização indicada e tentou cruzar a ponte móvel da RSC-287, sobre o Arroio Grande, mas ficou trancado e bloqueou o trânsito. O fato ocorreu no fim da tarde deste domingo (25). Às 20h10min, o trânsito foi liberado novamente. A informação é da assessoria da Rota de Santa Maria, concessionária responsável pela rodovia.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Por causa do fato, um guincho da empresa foi acionado para realizar a remoção do veículo e o trânsito precisou ser bloqueado.
O caminhão trafegava no sentido Restinga Sêca-Santa Maria. Militares que auxiliam no controle do fluxo teriam tentado deter o caminhão, mas não tiveram êxito.
O Comando Rodoviário da Brigada Militar foi acionado e esteve no local para atender a ocorrência. A orientação, aos motoristas foi de usar o desvio pela ERS-511, via distrito de Arroio Grande. Veículos de passeio ficaram autorizados a realizar a conversão na pista e se deslocarem até o desvio para seguirem viagem.
Já os veículos pesados precisaram aguardar no local até a retirada do caminhão e a liberação da RSC-287.
Tráfego na ponte
No formato Pare e Siga, motoristas devem realizar a travessia na velocidade máxima de 20 km/h e sem exceder o peso de 80 toneladas. Para isso, agentes da concessionária Rota e do Exército monitoram o local, que tem passagem apenas em um sentido.
Em 31 de maio, um caminhão-cegonha chegou a raspar na ponte devido à estrutura dos eixos do veículo, mas conseguiu atravessar. A partir desse episódio, foi definido que caminhões que transportam carros não poderão cruzar pela ponte móvel e devem utilizar a ERS-511.
Regras na ponte móvel no sistema Pare e Siga
- Passagem em apenas um sentido
- Velocidade máxima de 20 km/h
- Trânsito livre para carros, motocicletas, ônibus e caminhões
- Proibido cruzamento de bicicletas e pedestres
- Peso máximo de 80 toneladas
- É necessário manter distância para o veículo da frente