Simpósio de Mariologia reúne cerca de 250 pessoas em formação católica que antecede Romaria

Foto: Laura Gomes (Diário)

Refletir sobre a vida e atuação de Maria por meio de um debate acadêmico foi o objetivo do II Simpósio de Mariologia, que ocorreu entre sexta-feira (27) e sábado (28). Cerca de 250 pessoas participaram da formação católica realizada pela Arquidiocese de Santa Maria. Além da aprendizagem e da troca de conhecimentos, o evento marca o início das trezenas e antecede a 80ª Romaria Estadual da Medianeira.

De acordo com Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo metropolitano de Santa Maria, o foco foi aprofundar o conhecimento sobre Maria a partir dos estudos bíblicos. Por isso, a programação incluiu convidados do município e de outras localidades do país. Dentre eles, Afonso Murad e João Carlos Almeida (Padre Joãozinho).

– A fé cristã sempre integra crer e compreender, acreditar e refletir. A fé tem uma inteligência. Por exemplo, a importância de Maria Medianeira para a região, ninguém discute. Mas quem foi essa Maria? Quais são os aspectos históricos? O que a pesquisa dos últimos anos trouxe para conhecer melhor aquela que é considerada a mãe de Jesus Cristo e, portanto, a mãe de Deus? Entender quem é Maria faz com que a nossa fé também se torne mais de acordo com o que os cristãos sempre ensinaram no início dos séculos. Nesse sentido, o II Simpósio de Mariologia trouxe mariólogos de todo o Brasil para refletir sobre esta verdade – relata Dom Leomar.

Nesta edição, o tema do simpósio foi “Com a Medianeira, viver em comunhão”. A formação também contou com parceria da Universidade Franciscana (UFN) e da Faculdade Palotina (Fapas).

– O aspecto acadêmico é indispensável porque não se trata apenas de uma devoção, mas de uma reflexão que tenha dados históricos, científicos e literários. Tem pessoas que passam anos pesquisando em textos e em contextos quem é Maria e o que ela representa para o povo. Há muita pesquisa, no mundo inteiro, mas também no Brasil, para tentar compreender porque a Virgem Maria atrai tanto as pessoas – explica Dom Leomar.

Padre Joãozinho foi um dos palestrantes do simpósioFoto: Marceli Rossi (Arquidiocese de Santa Maria)

Na tarde deste sábado (28), foi realizado um seminário de retrospectiva histórica da devoção à Nossa Senhora Medianeira. Uma das palestrantes foi Marta Rosa Borin, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

– É importante que se pense e repense sobre a historicidade das devoções marianas, no caso, da Nossa Senhora Medianeira, e que as pessoas tenham consciência de que os acontecimentos históricos têm um contexto, sendo eles religiosos ou não. Esse contexto histórico é o que também influencia as devoções marianas e as devoções populares, então, é importante que se reflita sobre esses momentos que surgem em Santa Maria antes dos anos 30 – conta Marta.

Segundo a professora, antes desse período, Santa Maria era considerada, pelos eclesiásticos, como uma cidade descrente e com pouca iniciativa religiosa. A partir de 1930, o cenário muda quando o catolicismo passa a ser mais difundido. De acordo com Marta, a devoção à Nossa Senhora Medianeira contribuiu nesse sentido, tornando o município um centro de peregrinação.

Quem encerrou o simpósio foi o padre Junior Lago, pároco da paróquia Santa Catarina, da Arquidiocese de Santa Maria. Ele destaca que o objetivo da iniciativa foi refletir sobre os elementos que vão estar presentes durante a Romaria.

– Um elemento muito importante é a presença do padre Ignácio Valle. É um jovem, jesuíta, que chegou aqui com 27 anos e começou a incutir essa espiritualidade da Medianeira da graça. Ele começou a incutir no seminário essa devoção e aquilo foi crescendo até que, em 1930, começa a primeira Romaria. E graças a Deus, Nossa Senhora protegeu e o povo começou também a ter este amor a Maria. Por isso, analisamos tanto elementos históricos, com a Marta, mas também os elementos do dia da missa. Um último aspecto é como que nós, como devotos de Maria, conseguimos seguir cada vez melhor Jesus – diz o padre.

Além disso, para o padre Junior Lago, o simpósio também foi um momento para “dar razões para a fé”:

– Não amamos o que não conhecemos. O que fizemos com os simpósios, tanto ano passado, iniciando essa tradição, quanto esse ano, é dar, então, as razões, as notas de rodapé para aquilo que os romeiros fazem por amor. Estamos dando isso com fundamento na teologia, na liturgia e na vida – reflete o padre.

Foto: Laura Gomes (Diário)

80ª Romaria Estadual da Medianeira

Nesta edição, a celebração vai ser realizada, pela primeira vez, durante três dias em Santa Maria e promete reunir, além da religiãocultura e esporte. Isso porque, além das tradicionais trezenas, missas e bênçãos, a programação também conta com shows locais e nacionais, como da Família Lima, e uma rústica. Os preparativos para receber os devotos em 10, 11 e 12 de novembro já começaram e os religiosos aguardam com expectativa a comemoração dos 80 anos do evento.

– Estamos com uma excelente expectativa e trabalhando muito para que haja, de fato, uma intensa vivência da fé com a Romaria. No sábado que vem, vamos ter a inauguração do novo altar da Basílica, com os vitrais novos e com a escultura de três metros em madeira esculpida para o novo altar. Às seis da manhã, quando a igreja abrir as portas, o povo de Santa Maria vai ver a beleza que estão essas reformas do santuário que visam uma espiritualidade mais intensa – afirma Dom Leomar.

Confira a programação completa aqui

A 80ª Romaria Estadual da Medianeira tem patrocínio de prefeitura de Santa Maria, Óticas Pontual, Eder Ribeiro Inteligência Imobiliária, Dermapelle Farmácia de Manipulação, Padaria Kipão, Cezar Perez Reabilitação Oral, Clinica Viver, Fasolo Consórcios e Universidade Franciscana (UFN). O apoio é de Canis e Felis, e Lokarmak.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

1ª noite da Trezena da 80ª Romaria reuniu mais de mil pessoas na Paróquia Nossa Senhora da Glória em Camobi Anterior

1ª noite da Trezena da 80ª Romaria reuniu mais de mil pessoas na Paróquia Nossa Senhora da Glória em Camobi

Novo deslizamento na BR-158 bloqueia parcialmente trânsito entre Santa Maria e Itaara Próximo

Novo deslizamento na BR-158 bloqueia parcialmente trânsito entre Santa Maria e Itaara

Geral