igreja católica

Frente aos novos desafios no país e no Estado, Dom Leomar espera levar experiência e fé de Santa Maria e região

Frente aos novos desafios no país e no Estado, Dom Leomar espera levar experiência e fé de Santa Maria e região

Foto: Ascom Arquidiocese de Santa Maria

Dom Leomar Antônio Brustolin fez a entrega da Carta Pastoral aos presentes na coletiva de imprensa

“Quero carregar a experiência dos 26 municípios e das 40 paróquias da Arquidiocese de Santa Maria nessa nova realidade”, é assim que Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo metropolitano de Santa Maria, pretende atuar nos novos cargos assumidos em nível nacional e regional.

Na última semana, ele foi eleito presidente do Regional 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na prática, com o novo cargo, o arcebispo torna-se o responsável pela Igreja Católica no Rio Grande do Sul. Junto com Dom Leomar, assumiu a vice-presidência, o bispo de Bagé, Dom Cleonir Dalbosco e o bispo de Montenegro, Dom Carlos Rômulo Gonçalves, como secretário. 

A votação para a presidência ocorreu durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB. Na oportunidade, Dom Leomar também foi escolhido como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética. Além disso, o arcebispo também é presidente da comissão que está atualizando as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (Dgae), dos anos de 2025 à 2027.

Neste sábado (29), o padre recebeu a imprensa na sede da Arquidiocese de Santa Maria para detalhar como será o trabalho com as novas funções e as expectativas envolvendo a atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul. Além das atividades no município, Dom Leomar também deve viajar mensalmente à Brasília e Porto Alegre:

- Em âmbito nacional, (o objetivo) é cuidar da divulgação da bíblia e da catequese em todo o Brasil, especialmente com crianças, adolescentes, jovens adultos, pessoas com deficiência, encarcerados. Tem muitos projetos que já existem que pretendo dar continuidade e ampliar. No âmbito regional, (a tarefa) é animar a pastoral e a vida da igreja no Rio Grande do Sul. Lembrando que o Estado tem valores e oportunidades, mas o desafio é fazer com que a fé aqui se fortaleça, a grande questão é como fazer crianças e jovens se sintam atraídos para serem católicos - explica Dom Leomar.

O arcebispo ainda destacou que a Igreja Católica reconhece a iminência dos problemas enfrentados na sociedade atualmente e pretende, cada vez mais, esforçar-se para fazer uma ponte entre religião e outros temas que envolvem a fome, a educação e a economia, por exemplo. Dom Leomar também apontou que essa é uma oportunidade de valorizar Santa Maria e região:

- Na prática, continuaremos aqui em Santa Maria trabalhando nas grandes linhas que temos, que é uma evangelização cada vez mais concreta, cuidando da religião, mas também da sociedade, porque não nos preocupamos só com a parte espiritual, mas também que as pessoas tenham direito a ter um sentido para viver e uma ética para conviver. Nada vai se antepor ao trabalho feito em Santa Maria, queremos dar prioridade a tudo que estamos fazendo com as grandes linhas da pastoral, mas agora acrescentando o trabalho feito no regional e no nacional. Importante dizer que entre nacional, regional e local há um alinhamento que vai fazer muito bem para Santa Maria.

Durante a coletiva, Dom Leomar fez a entrega aos presentes da Carta Pastoral, que será lançada no dia 20 de maio, em Santa Maria. A expectativa é que cerca de 1 mil pessoas participem do evento de lançamento do documento, que reúne as linhas de atuação dos próximos três anos da Arquidiocese de Santa Maria.

O arcebispo também adiantou que a próxima Romaria da Medianeira deve ocorrer no mesmo formato da edição de 2022, mas agora, com três dias de duração:

- Vamos dar continuidade ao estilo da Romaria do ano passado, que envolve cada vez mais jovens e crianças. A festa, que ano passado foi dois dias, neste ano vai ser três dias, além da trezena. Nosso objetivo é sempre envolver mais a região. Tivemos uma pesquisa muito importante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que investigou detalhes da persona, ou seja, quem de fato frequenta a Romaria. Isso está nos ajudando a projetar a romaria ainda mais.

Entenda

  • A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é uma instituição que reúne aproximadamente 300 bispos da Igreja Católica do país. As principais funções da CNBB são dinamizar a missão evangelizadora e responder mais eficazmente os desafios contemporâneos da sociedade
  • Ao todo, a CNBB tem 19 regionais espalhadas pelo país. O Regional 3 representa o Rio Grande do Sul
  • Já as comissões episcopais pastorais fazem estudos, propostas e animações dos programas e projetos de seu âmbito de atribuições
  • A Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética tem como responsabilidade promover a formação cristã por meio das catequeses e dos ensinamentos da bíblia


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Laura Gomes

POR

Laura Gomes

[email protected]

Os primeiros dias do mês de maio vão ser marcados por chuva em Santa Maria Anterior

Os primeiros dias do mês de maio vão ser marcados por chuva em Santa Maria

Supermercados abrem domingo em Santa Maria Próximo

Supermercados abrem domingo em Santa Maria

Geral