São Gabriel inaugura a primeira escola cívico-militar, ligada ao Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares. Cerca de 450 alunos do Ensino Fundamental passam a ter esse método de educação na Escola Municipal Cívico-Militar Menino Jesus (CAIC).
– Tenho convicção de que esse novo modelo de organização permitirá uma transformação social para nossos jovens. Será uma oportunidade de desenvolvimento e melhora do aprendizado – afirmou o prefeito Lucas Menezes que ministrou a aula inaugural na instituição nesta quarta-feira (24).
Na ocasião, também foi apresentado o corpo de monitores cívico-militares da escola, 1º tenente Jair Demutti dos Santos, 1º tenente Cláudio José Soares Salau, 1º tenente Gladimir Rodrigues Walterman, 2º sargento Olmiro Campos dos Santos e 2º sargento Júlio César Peres Sória, além de ser realizada a leitura da Carta de Princípios e Valores do educandário, firmado no conceito básico da Educação Cívico-Militar, alicerçado na disciplina e respeito à hierarquia.
A escola escolhida para aplicação do novo mecanismo levou em consideração a localização, por reunir um conjunto de bairros com maior número de famílias em situação de vulnerabilidade social, oportunizando aos estudantes novas atividades e vivências.
– Acreditamos nesse modelo de disciplina como uma ferramenta para emancipação dos jovens, justamente nesse contexto, e confiamos que nos próximos anos a transformação social será grandiosa nessa região e em toda a comunidade através desse novo modelo – ressalta o secretário Edjor Lopes Borges.
Leia todas as notícias