Santa Maria será a primeira cidade do Estado a ter atendimento do Samu local 24h por dia

Santa Maria será a primeira cidade do Estado a ter atendimento do Samu local 24h por dia

Foto: Eduardo Ramos (Diário/ Arquivo)

Atualmente, a Central Telefônica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Santa Maria funciona diariamente das 7h até a 1h. Caso ocorra algum acidente na madrugada, por exemplo, quem atenderá o chamado do tridígito 192 é a Central de Porto Alegre. Mas não por muito tempo.


Em entrevista ao Diário, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) confirmou que, em novembro, Santa Maria passará a contar com uma central telefônica 24h, formada por equipe inteiramente da cidade. A nova central será instalada no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), na Avenida Nossa Senhora Medianeira.


Conforme a prefeitura, a previsão é de que ocorram três novas contratações de médicos (no momento, são 8), com investimento de cerca de R$ 30 mil mensais.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Segundo Jorge Pozzobom, esse é um compromisso antigo que havia assumido. O prefeito também afirma que Santa Maria será pioneira: não existe no Estado outra cidade com atendimento próprio e 24h do Samu.


— Em um primeiro momento, nós fizemos 18 horas, porque tecnicamente se avaliou que era nesse período das 7h até a 1h da madrugada que se registrava o maior número de atendimentos. Mas um aumento de acidentes no período descoberto nos levou a tomar essa decisão. O atendimento será integrado ao Ciosp, ou seja, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Civil, todos os órgãos de segurança e de prevenção estarão juntos. Aprendemos essa lição com esses últimos desastres naturais ocorridos no Estado. Decidimos que esses órgãos devem estar e atuar juntos. 


INTEGRAÇÃO


Guilherme Ribas, secretário de Saúde, aponta que a importância da mudança da central para o Ciosp se dá pelo auxílio global entre os órgãos de segurança e de saúde a fim de melhorar o tempo de resposta para o salvamento de vidas. 

– Em alguns casos, o Samu necessita do acompanhamento da Brigada Militar. Em outros, a ambulância dos Bombeiros chegava junto com o Samu. Agora, com esse diálogo entre as partes mais apurados, vamos garantir ainda mais que o atendimento à população siga se qualificando – explica  Ribas.

O prefeito afirma que, antes de ser divulgado à população, o serviço passará por um período de teste de, no máximo, 10 dias. 


— O que muda para a população agora, é que o cidadão que sofreu um acidente na madrugada vai ser atendido pelo médico de Santa Maria e não de Porto Alegre. Vamos supor que a pessoa fale que o ocorrido foi na Avenida Rio Branco. O atendente da capital provavelmente não vai saber ajudar com precisão. O foco é essa diminuição do tempo de resposta para salvar vidas. 



Segundo o prefeito, em alguns casos, será possível diminuir de 30 para 3 minutos o atendimento. Jorge Pozzobom afirmou, ainda, que não se trata de um custo ao município, e sim de um investimento, e que a ação foi planejada:


— Começamos com atendimento integral direto de Santa Maria por 12h, depois 18h e agora concluímos a missão de Samu 24h. 


O SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), gratuito e gerido pelas Secretarias Municipais de Saúde, tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica

O serviço de atendimento pré-hospitalar móvel foi normatizado no Brasil a partir de 2004, por meio de decreto presidencial do governo Lula. Foi baseado no sistema idealizado na França, em 1986, que faz uso da mesma sigla e é considerado por especialistas como o melhor do mundo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caravana de Natal que percorre o país fez apresentação única em Santa Maria na segunda-feira Anterior

Caravana de Natal que percorre o país fez apresentação única em Santa Maria na segunda-feira

'Foi absurdamente forte', diz especialista sobre bola de fogo vista no céu de Santa Maria Próximo

'Foi absurdamente forte', diz especialista sobre bola de fogo vista no céu de Santa Maria

Geral