Foto: Eduardo Ramos (Diário/ Arquivo)
Atualmente, a Central Telefônica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Santa Maria funciona diariamente das 7h até a 1h. Caso ocorra algum acidente na madrugada, por exemplo, quem atenderá o chamado do tridígito 192 é a Central de Porto Alegre. Mas não por muito tempo.
Em entrevista ao Diário, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) confirmou que, em novembro, Santa Maria passará a contar com uma central telefônica 24h, formada por equipe inteiramente da cidade. A nova central será instalada no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), na Avenida Nossa Senhora Medianeira.
Conforme a prefeitura, a previsão é de que ocorram três novas contratações de médicos (no momento, são 8), com investimento de cerca de R$ 30 mil mensais.
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Segundo Jorge Pozzobom, esse é um compromisso antigo que havia assumido. O prefeito também afirma que Santa Maria será pioneira: não existe no Estado outra cidade com atendimento próprio e 24h do Samu.
— Em um primeiro momento, nós fizemos 18 horas, porque tecnicamente se avaliou que era nesse período das 7h até a 1h da madrugada que se registrava o maior número de atendimentos. Mas um aumento de acidentes no período descoberto nos levou a tomar essa decisão. O atendimento será integrado ao Ciosp, ou seja, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Civil, todos os órgãos de segurança e de prevenção estarão juntos. Aprendemos essa lição com esses últimos desastres naturais ocorridos no Estado. Decidimos que esses órgãos devem estar e atuar juntos.
INTEGRAÇÃO
Guilherme Ribas, secretário de Saúde, aponta que a importância da mudança da central para o Ciosp se dá pelo auxílio global entre os órgãos de segurança e de saúde a fim de melhorar o tempo de resposta para o salvamento de vidas.
– Em alguns casos, o Samu necessita do acompanhamento da Brigada Militar. Em outros, a ambulância dos Bombeiros chegava junto com o Samu. Agora, com esse diálogo entre as partes mais apurados, vamos garantir ainda mais que o atendimento à população siga se qualificando – explica Ribas.
O prefeito afirma que, antes de ser divulgado à população, o serviço passará por um período de teste de, no máximo, 10 dias.
— O que muda para a população agora, é que o cidadão que sofreu um acidente na madrugada vai ser atendido pelo médico de Santa Maria e não de Porto Alegre. Vamos supor que a pessoa fale que o ocorrido foi na Avenida Rio Branco. O atendente da capital provavelmente não vai saber ajudar com precisão. O foco é essa diminuição do tempo de resposta para salvar vidas.
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Segundo o prefeito, em alguns casos, será possível diminuir de 30 para 3 minutos o atendimento. Jorge Pozzobom afirmou, ainda, que não se trata de um custo ao município, e sim de um investimento, e que a ação foi planejada:
— Começamos com atendimento integral direto de Santa Maria por 12h, depois 18h e agora concluímos a missão de Samu 24h.
O SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), gratuito e gerido pelas Secretarias Municipais de Saúde, tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica
O serviço de atendimento pré-hospitalar móvel foi normatizado no Brasil a partir de 2004, por meio de decreto presidencial do governo Lula. Foi baseado no sistema idealizado na França, em 1986, que faz uso da mesma sigla e é considerado por especialistas como o melhor do mundo.