Uma grande bola de fogo foi vista cruzando o céu de Santa Maria na noite desta segunda-feira (30). O registro foi feito pelas câmeras do Bate-Papo Astronômico, no Santa Maria Tecnoparque, às 23h15min. Segundo o especialista e diretor do projeto, Fabrício Colvero, o fenômeno do tipo "fireball" ("bola de fogo" em inglês), não é observado com frequência no Estado. Estima-se que ocorram no máximo duas entradas do material na atmosfera por ano.
— Não é tão comum aqui em Santa Maria, a gente tem a estação de meteoros há três anos e não tivemos nenhum registro dessa intensidade aqui. Já dá para ver pela velocidade característica que é alguma rocha ou metal — explica.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O meteoro foi registrado próximo ao horizonte, o que impossibilitou o registro das câmeras principais da estação para uma análise mais elaborada. Mas, de acordo com Colvero, tudo indica que ele ocorreu na região oeste do Rio Grande do Sul, próximo à cidade de Rosário do Sul. Ele ainda acrescenta que há possibilidade de algum fragmento ter atingido o solo.
— Ele entrou na atmosfera em altíssima velocidade, provavelmente era um objeto um pouco maior do que os que normalmente entram, por isso aquela luz intensa. Eu tenho uma câmera virada pro lado totalmente oposto do meteoro e as nuvens também piscaram, então foi absurdamente forte, ele chegou momentaneamente a iluminar o solo — ressalta o especialista.
A aparição gerou comentários nas redes sociais, mas Colvero afirma que, apesar de curioso, a entrada destes objetos acontecem diariamente na atmosfera e não representam nenhum grande risco aos moradores.
Veja mais casos curiosos registrados em Santa Maria: