A partir da próxima segunda-feira (18), Santa Maria passa a contar com um serviço integrado voltado para demandas dos empreendedores. A Sala do Empreendedor foi inaugurada nesta sexta-feira (15) e vai atender pessoas que têm interesse na área e buscam orientação para abertura e formalização de empresas; assessoria para o desenvolvimento de planos de negócios; acesso a linhas de crédito e financiamento; capacitação e treinamento para empreendedores; e divulgação de oportunidades de negócios.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na prática, a sala reúne atendimentos que já são prestados pela prefeitura e outros que até então não eram disponibilizados, como a formalização do Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo. A ideia é reunir em apenas um local os serviços de empreendedorismo com o objetivo de facilitar os processos burocráticos e oferecer orientações sobre procedimentos e documentação.
– A Sala do Empreendedor traz o espírito de integração entre todas situações que envolvem o atendimento aos empreendedores no município. A sala vem com o objetivo de reunir essas informações de modo que consigamos prestar acolhimento e mudar um pouco a “cultura cartorial” de receber documentos, carimbar e entregar. É um espaço em que nós, poder público, vamos mostrar os caminhos e participar com o empreendedor de algumas escolhas. Também estamos desenvolvendo um site com todos os links necessários para o empreendedor – explica Beloyannes Orengo de Pietro Junior, secretário de Licenciamento e Desburocratização.
A criação do espaço foi uma iniciativa da prefeitura em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A empresa realizou treinamento com a equipe (três servidores) que atenderá o público e vai continuar oferecendo suporte durante o funcionamento do local.
O Sebrae tem cerca de 200 Salas do Empreendedor espalhadas pelo Rio Grande do Sul. Com a inauguração do espaço em Santa Maria, a região passou a concentrar 17 destes ambientes para empreendedores.
– Temos várias iniciativas buscando o desenvolvimento econômico, que é o nosso grande objetivo. O desenvolvimento tem total relação com a força empreendedora, ou seja, a capacidade que o município tem de induzir o seu empreendedorismo. As salas acabam atuando como um grande ator nesse processo. É um canal a mais que o empreendedor tem que reúne todos os serviços que ele precisa, desde orientações para abertura de empresas, licenciamento, alvarás, orientações ao crédito, mercado e finanças (por exemplo). A sala existe para que centralize o que o empreendedor precisa – relata Maico Fabiano Fernandes, gerente regional do Sebrae.
- Santa Maria é a 31ª cidade gaúcha a ter a plataforma Tudo Fácil Empresas
- Programa de incentivos para empreendedores é ampliado para todo o município; confira as condições de acesso ao Distrito Criativo Credi
- Para agilizar processos, prefeitura lança plataforma Descomplica SM nesta terça
Fernandes ainda destaca que, além dos benefícios para os empreendedores, a partir da centralização deste público nas salas, é possível criar indicadores, como, por exemplo, qual tipo de empresa predomina na cidade e as demandas e dificuldades de quem está à frente de um negócio. Consequentemente, segundo o gerente, abre-se oportunidades para a criação de novas políticas que auxiliem no desenvolvimento do município.
De acordo com o secretário Beloyannes, a expectativa é que, com o tempo, mais serviços sejam oferecidos na Sala do Empreendedor.
– Outros serviços que vão ser prestados na sequência são orientação para empreendedores em geral e não apenas para os microempreendedores, orientação para inscrição tributária, atendimento no aspecto sanitário e ambiental. Poderemos ter também algo relacionado à prevenção de incêndio, situações envolvendo microcrédito ou questões jurídicas.
A Sala do Empreendedor de Santa Maria está localizada na Rua André Marques, 820, 10º andar (Office Tower) e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 13h30min.