relações internacionais

VÍDEO: cônsul-geral dos EUA em Porto Alegre visita o Ciosp e outras áreas de Santa Maria

VÍDEO: cônsul-geral dos EUA em Porto Alegre visita o Ciosp e outras áreas de Santa Maria

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Nesta quinta-feira, o cônsul-geral dos Estados Unidos da América (EUA) em Porto Alegre, Shane Christensen, esteve em Santa Maria em agenda que previa visitas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), áreas militares e ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Na sede do Ciosp, na Avenida Medianeira, ocorreu reunião com o Prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), bem como outras autoridades norte-americanas, como o diretor de Segurança Regional do Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre, Davis Wallentine e o adido de Defesa dos EUA no Brasil, coronel Lorenzo Harris. 

Conforme Christensen, o objetivo da visita foi ouvir e conhecer as lideranças da cidade para, assim, entender e avançar com as oportunidades de cooperação que envolvem questões militares e tecnológicas.

- Sabemos que Santa Maria tem importante conexão militar. É um polo de defesa do Brasil. Esperamos por uma parceria de defesa e longa e institucional - diz o cônsul.

Outras autoridades que atuam na cooperação EUA e Brasil também acompanharam a agenda: o adido da Marinha dos EUA no Brasil, CMG Benedict Clark, o adido da Força Aérea dos EUA no Brasil, Major Av. Ryan Jensen, a conselheira para Política e Economia do Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre, Alex Stein, a assessora para Política e Economia do Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre, Sra. Aline Vecchia, a oficial de Relações Exteriores, Fabiola Castro do MLO.

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

Há três meses, o Consulado americano assinou um memorando de entendimento com o governo estadual. Documento que reforça a colaboração em diversas áreas, com troca de conhecimento e intercâmbio de pessoal da parte econômica, educacional, ambiental e de segurança pública.  O memorando de entendimento prevê a cooperação em diversas áreas, como ampliação do comércio e investimento bilateral, saúde, ciência e tecnologia, meio ambiente, agricultura, educação, direitos humanos, gestão e segurança pública.

O acordo também prevê a colaboração para definição de metas, que visam o intercâmbio das melhores práticas, serviços e tecnologias, e inclusive intercâmbio de especialistas e promoção de visitas técnicas, tanto de equipes do Rio Grande do Sul como dos Estados Unidos.

*Colaboraram Gabriel Marques e Laura Gomes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com nova meta, Santa Maria Sem Fome busca arrecadar 10 toneladas de alimentos Anterior

Com nova meta, Santa Maria Sem Fome busca arrecadar 10 toneladas de alimentos

Próximo

10 cavalos são microchipados em ação no Instituto Assistencial de Bem-Estar Animal

Geral