imunização

Santa Maria estima aplicar 13 mil doses na semana para concluir grupo de comorbidades

Maurício Araujo

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Em tempos de vacinas escassas e de produções de imunizantes parados, ter uma semana com todos os dias de vacinação é um verdadeiro respiro no combate à pandemia de Covid-19. Desde segunda-feira até sábado, a prefeitura de Santa Maria promove ações de imunização (leia mais na página ao lado), e deve _ se todas as estimativas se confirmarem _ concluir a aplicação da primeira dose para pessoas com comorbidades nestes dias. Depois, seguem para os próximos grupos: pessoas com deficiência permanente, população em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e assim por diante.

52 escolas municipais não vão reabrir para retomada presencial nesta terça-feira

Segundo o secretário de município de Saúde, Guilherme Ribas, a expectativa é aplicar 13 mil doses até sábado, sendo sete ações para a primeira dose e uma ação para a segunda dose. Caso seja preciso, dependendo da procura e da demanda, novas ações envolvendo este grupo podem ser feitas nas próximas semanas.

_ O nosso objetivo é ir avançando nos grupos conforme a disponibilização das vacinas, e, assim que forem chegando as novas doses, vamos ampliando. Neste momento, temos as doses para este grupo de comorbidades, e estamos realizando a vacinação.

Nesta segunda, em mobilização para vacinar acamados de 50 anos ou mais e acompanhantes, a prefeitura imunizou 25 acamados e 25 cuidadores.

8 hospitais da região vão receber medicamentos para intubação

Já nesta terça-feira, o Estado deve receber mais de 457 mil doses de imunizantes, entre doses da CoronaVac (para concluir a segunda dose) e de Oxford/Astrazeneca (leia mais ao lado).

IFA

Conforme o Ministério da Saúde informou ontem, o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para a retomada da produção da CoronaVac pelo Instituto Butantan, paralisada na semana passada, pode chegar ainda neste mês ao Brasil, mas ainda está pendente da confirmação da China.

Já o IFA para a produção de doses da vacina Astrazeneca, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), deve chegar nos dias 22 e 29 deste mês, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sendo possível produzir 12 milhões de vacinas deste fabricante. Na semana passada, a Fiocruz anunciou que poderia interromper a produção por alguns dias até a chegada do IFA.

SANTA MARIA

De acordo com o vacinômetro da prefeitura, atualizado no último sábado, o município já aplicou 106.163 doses da vacina contra a Covid-19, sendo que, desse total, 73.705 pessoas já receberam a primeira dose e 32.458 já tiveram o esquema vacinal completo.

PRIORIDADE DOS PRÓXIMOS GRUPOS DE VACINAÇÃO GERAM POLÊMICA

Conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal, após concluir o grupo das comorbidades, os estados e municípios devem vacinar pessoas com deficiência permanente, população em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e, então, trabalhadores de educação do Ensino Básico e de Ensino Superior.

A prefeitura de Santa Maria aguarda, conforme explica o secretário de Saúde, o andamento desta semana para, então, programar os próximos grupos. Apesar de não ter um número fechado, Ribas afirma que o grupo de pessoas com deficiência permanente é grande. Conforme estimativa do Estado, 433.847 pessoas precisam ser imunizadas neste grupo prioritário em todo o Rio Grande do Sul.

RS registra mais 39 óbitos de Covid-19 nesta segunda-feira

Em relação à população privada de liberdade receber a imunização antes dos professores, a SES limitou-se a dizer que "o Estado segue o cronograma definido pelo Ministério da Saúde", e não confirmou se já há doses disponíveis para estes públicos, resumindo que "estes prazos dependem da remessa de novas doses e dos quantitativos que serão destinados ao Rio Grande do Sul".

Em entrevista ao Direto da Redação, do Diário, ontem, o prefeito Jorge Pozzobom registrou sua contrariedade sobre ter de vacinar a população carcerária antes dos professores, definido pelo Plano Nacional. Segundo o chefe do Executivo, a situação é um contrassenso _ apesar de compreender a importância de vacinar as pessoas privadas de liberdade _, já que este é um momento que se discute retorno e suspensão de aulas, bem como a tranquilidade dos professores em exercer o seu trabalho.

Na última semana, após alguns municípios gaúchos terem iniciado a vacinação de professores com as "doses excedentes", o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a vacinação de professores. Dessa forma, a SES voltou atrás na orientação de vacinar os docentes com as doses que sobraram na imunização do grupo das comorbidades. Segundo informou a SES, o governo continuará, dessa forma, cumprindo o previsto no Plano Nacional de Operacionalização (PNO), estabelecido pelo Ministério da Saúde.

ESTIMATIVA POPULAÇÃO RS

  • Comorbidades _ 1.150.997
  • Pessoas com deficiência permanente* _ 433.847
  • Pessoas em situação de rua _ 1.787
  • População privada de liberdade _ 38.850
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade _ 4.881
  • Trabalhadores de educação do ensino básico _ 147.252
  • Trabalhadores de educação do ensino superior _ 47.134
  • Forças de segurança e salvamento _ 31.486
  • Forças armadas _ 38.899
  • Caminhoneiros _ 114.289
  • Trab. do transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso _ 42.831
  • Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário _ 2.170
  • Trabalhadores do transporte aéreo _ 3.728
  • Trabalhadores portuários _ 4.051
  • Trabalhadores do transporte de aquaviário _ 1.140
  • Trabalhadores industriais _ 388.115

Fonte: Plano Estadual de Vacinação Contra Covid-19 do Rio Grande do Sul

*PORTADOR DE DEFICIÊNCIA PERMANENTE

  • Deficiência Física/Motora
  • Ostomias
  • Deficiência Auditiva
  • Deficiência Visual
  • Deficiência na Linguagem
  • Deficiência Mental/cognitiva

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Polifeira tem coleta de embalagens e garrafas de vidro

Sim, eu confesso com orgulho: já fui um sapo! Próximo

Sim, eu confesso com orgulho: já fui um sapo!

Geral