O Santa Maria Soldiers conquistou, pela sétima vez, o Campeonato Gaúcho de Futebol Americano após derrotar o Porto Alegre Pumpkins, por 17 a 14, no Estádio Presidente Vargas. Com a presença de grande público na tarde deste domingo, cerca de mil pessoas, o jogo foi o mais disputado de toda competição, e com placar magro, considerando o desempenho das duas equipes ao longo do campeonato.
O tempo chuvoso, o gramado molhado e a bola escorregadia foram fatores que fizeram que o primeiro touchdown fosse marcado somente no terceiro quarto da partida.
Em jogada de ataque já muito próximo da linha de pontuação, o quarterback Douglas Rodrigues marcou os seis pontos que abriram o placar. Com o chute de Fabrício Santana, o ponto extra foi convertido: 7 a 0.
No terceiro quarto , o tempo abriu e o sol deu as caras em Santa Maria, o que permitiu que o partida fosse melhor jogada por ambas equipes. Durante o último quarto, o Pumpkins chegou ao touchdown com o norte-americano Quentin Williams, e com o ponto extra, o placar ficou igual na Baixada.
Já no final da partida, o Soldiers voltou a liderar o placar com mais um touchdown, desta vez marcado por Lucas Becker. O ponto extra novamente foi de Fabrício Santana. 14 a 7 no placar.
Ainda no final da decisão estadual, o Pumpkins pressionou. Quentin Williams marcou seu segundo touchdown, e com o ponto extra, o placar ficou igualado novamente. Com o empate, a partida foi para a prorrogação.
Com a oportunidade de um field goal, Fabrício Santana marcou mais três, 17 a 14, e deu o sétimo título ao Soldiers.
– Treinamos muito pra isso. Final é assim, sabíamos que ia ser difícil, e chutar na chuva fica mais complicado – disse Santana ao final da partida
APOIO DA TORCIDA
Com os últimos dois anos sem campeonato por conta da pandemia de Covid-19, os torcedores costumaram se fazer volumosos neste período de retorno das competições. Apenas neste domingo, o público lotou a arquibancada coberta do estádio Presidente Vargas, que tem espaço para 1,3 mil pessoas. Segundo o próprio time, este apoio da torcida tanto nos momentos de ataque quanto de defesa, fazem a diferença.
– Eles ajudam muito, isso incentiva e acaba jogando junto. Eles sabem quando precisa gritar e quando tem que ficar em silêncio para ajudar. Com certeza eles vão ser sempre o 12º jogador em campo – afirma Santana, kicker do Soldiers.
No objetivo de amanar forças os amigos que fazem parte do time e também de apoiar o esporte, estava o estudante Leonardo Cambrea Mendonça, 25. Empolgado com o título, ele conta que vai ao estágio sempre que pode:
– Eu acho muito importante vir ao estádio apoiar o esporte novo que só tem crescido e dado orgulho aqui para Santa Maria.
Quem costumava frequentar os jogos ainda antes da pandemia era o Murilo Leitão, 20. O estudante chegou a fazer parte do time de desenvolvimento do Soldiers, e hoje acompanha da arquibancada:
– Estou voltando pro estágio agora na final do gauchão. É um jogo difícil porque eles [os Pumpkins] têm uma defesa muito boa, então tem que vir acompanhar, não tem o que fazer.
Quem não foi presencialmente pôde acompanhar a transmissão do Grupo Diário. Em ação inédita, com o aval das duas equipes e apoio da Federação Gaúcha da modalidade, a partida foi transmitida em quatro plataformas: TV Diário, canais 26 e 526 da NET, rádio CDN 93.5 FM, Facebook Diário de Santa Maria e canal do Youtube do Diário.
Gabriel Marques, [email protected]
Eduarda Costa, [email protected]