Mesmo com a divulgação de um número expressivo de ações na agenda semanal do município, Santa Maria registra uma baixa preocupante na procura de doses de reforço contra a Covid-19 nas faixas etárias de 18 a 39 anos. Conforme os últimos dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, 60% das pessoas de 18 a 39 anos aptas não buscaram completar o esquema vacinal contra a doença.
Em entrevista à CDN, o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, analisou o cenário atual de imunização de Santa Maria, elencando os públicos que mais e menos buscam garantir o esquema vacinal completo contra a Covid-19:
– Desde o início da campanha de vacinação, o público-alvo que mais acessa é o de 60 anos ou mais para 1ª e 2ª doses, dose de reforço e, agora, 4ª dose. Então, qual é a população que mais nos preocupa? Não só em Santa Maria, mas no Rio Grande do Sul inteiro, é a dos 18 aos 39 anos. A 1ª dose teve uma alta incidência. Na 2ª dose, baixou. Já na 3ª dose, a incidência é menor. 40% das pessoas retornam para fazer a dose de reforço. Ou seja, menos da metade, e isso nos preocupa.
Santa Maria inicia busca ativa em escolas por crianças e adolescentes com dose contra a Covid-19 em atraso
Entre as medidas adotadas para aumentar a cobertura vacinal contra a doença em Santa Maria estão as parceiras com as farmácias, possibilitando o atendimento por agendamento; a disponibilidade de doses em todos turnos nas unidades de saúde, conforme divulgado na agenda da prefeitura; e, consequentemente, o planejamento de ações decentralizadas, aproximando o imunizante da população. Para o público adulto, essas mudanças geram novas oportunidades.
– Essa parcela da população, de 18 a 39 anos, circula muito. Estão nas instituições de ensino, nas universidades que voltaram plenamente. É uma população também que trabalha no comércio e em diversos locais. Então, criamos estratégicas com ações das 18h às 20h, abrindo acesso no sábado. Estamos fazendo o possível para que a população se vacine, porque todos viram que o melhor caminho é a imunização (…) Temos vacinas. Estamos dando acesso e queremos que a população procure (as ações) para completar o ciclo vacinal. Quem tem 18 anos ou mais, realize a dose de reforço – enfatiza Ribas.
NOVAS AÇÕES
Nesta sexta-feira, pessoas de 18 anos ou mais, imunocomprometidos acima de 18 anos e pessoas de 60 anos ou mais poderão receber a 1ª e 2ª doses, além de dose de reforço e segunda dose de reforço com os imunizantes Janssen e Astrazeneca em unidades de saúde e farmácias parceiras. Outro grupo que também está apto para receber o imunizante nesta sexta-feira e no sábado são as crianças e os adolescentes.
– Temos vacinas. Estamos dando acesso e queremos que a população procure (as ações) para completar o ciclo vacinal. Que quem tem 18 anos ou mais realize a dose de reforço – reforça o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.
Confira as ações de vacinação para os próximos dias
ESQUEMA VACINAL
Com a recente atualização do Estado no painel de vacinação contra o coronavírus, os parâmetros de esquema vacinal mudaram. Desde abril deste ano, a imunização é considerada completa para adultos (com 18 anos ou mais) que receberam a dose de reforço. Anteriormente, a especificação considerava pessoas com duas doses ou dose única recebidas.
Adultos (18 anos ou mais)
Pelo menos uma dose: uma dose ou dose únicaEsquema vacinal primário: duas doses ou dose únicaEsquema vacinal completo: dose de reforço
Em Santa Maria, 3ª dose em adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19 começa a ser aplicada na sexta-feira
Para essa alteração, o Estado levou em consideração os avanços na cobertura vacinal contra a doença no Rio Grande do Sul. Tanto o Governo do Estado, quanto a prefeitura de Santa Maria, reiteram que cada etapa da imunização tem se mostrado eficaz na redução de sintomas da doença em caso de contaminação, no número de internações e até mesmo, de óbitos em decorrência da doença.
MONITORAMENTO
Além da cobertura vacinal, a Secretaria de Saúde monitora outros fatores que envolvem a doença em Santa Maria, como o número de casos confirmados, internações e óbitos. Sobre os positivados, Ribas relembra que os dois primeiros meses de 2022 apresentaram altos índices, por conta da variante Ômicron. Foram registrados mais de 13 mil casos confirmados em janeiro e mais de 5 mil casos em fevereiro. Com o passar dos meses, os números tiveram queda.
– Neste mês de maio, tivemos uma média de 27% a 28% casos positivos. Exemplo: a cada 100 testes realizados, 27 davam positivo, que pode ser considerada uma média baixa para o momento – relata Ribas.
Estado define início das ações de 4ª dose para pessoas a partir de 50 anos e profissionais de saúde
APTOS
O cálculo de pessoas aptas a receberem as doses da vacina contra o coronavírus é feito pelo Estado. No contexto atual, a Secretaria Estadual de Saúde considera 285 mil pessoas aptas para receber 1ª e 2ª dose, ou seja, a população total do município. Deste quantitativo, cerca de 24 mil são crianças de 5 a 11 anos.
O total populacional também é utilizado para determinar quantas pessoas podem receber a dose de reforço. Pela lógica, o cálculo já contempla adolescentes de 12 a 17 anos, que desde final de maio, podem receber a dose de reforço conforme recomendação do Ministério da Saúde. O público apto para a 4ª dose, ou 2ª dose de reforço, ainda tem um quantitativo restrito. Até a última sexta-feira, a estimativa de santa-marienses aptos era de 50 mil idosos e cerca de três mil imunocomprometidos de 18 anos ou mais. Entretanto, os números devem aumentar com a adesão de pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde. As notas técnicas que preveem a ampliação do público para esta dose foram publicadas pelo Ministério da Saúde, no último sábado.
Arianne Lima, [email protected]
Leia todas as notícias