- Era por volta das 11h do dia 28 de junho, uma terça-feira, quando a equipe do Diário nos Bairros/Eleições 2016 flagrou uma cena que é um retrato fiel da maioria das queixas dos moradores do bairro Uglione, na região centro-oeste da cidade. Um homem descarregava entulhos de construção às margens de uma sanga que corre paralela a Rua 6.

Leia todas as notícias da série "Diário nos Bairros: Eleições 2016"
A reportagem aproximou-se e falou com ele. O pedreiro afirmou que fazia reformas em uma casa no bairro e estaria largando o material no local a mando do dono da casa.
– Tem de reclamar para os outros. Tem um monte de lixo ali. Eu vou botar mais e ninguém vai me atacar – disse o homem com expressão severa.Acompanhamos o homem até à residência em obras, e o contratante, um idoso de 77 anos, confirmou que havia dado a ordem:
Moradores do bairro Duque de Caxias querem segurança
– Todo mundo coloca. Achei que eu podia colocar também.Alertado da irregularidade, ele disse que não largaria mais. Minutos depois, vimos o mesmo empregado largando outro carregamento de entulhos, desta vez, em um terreno baldio mais distante do curso d¿água.São casos como este que levaram a maioria dos moradores ouvidos pelo Diário a eleger o saneamento como prioridade.

Bairro Patronato quer melhores condições de trafegabilidade
Além do lixo, o esgoto de várias moradias vai parar na sanga. O militar da reserva da Força Aérea, Getúlio Maciel Vargas, 54, conta que a situação piorou depois da duplicação da Avenida Hélvio Basso. A obra foi importante para melhorar o fluxo de veículos entre o Centro e a Região Sul. O lado direito da via, no sentido Centro-bairro, pertence ao bairro Uglione, já o lado esquerdo ao bairro Medianeira. A sanga que cruza pelo Uglione e vai desaguar no Cadena atravessa a avenida em galeria subterrânea, com grande volume de água e de resíduos.
– Temos medo porque, quando chove bastante, ela transborda. Pedimos apoio, mas até hoje não veio ninguém.

Moradores do Noal querem ruas em melhores condições
Não há rede de esgoto cloacal no bairro. Apenas a Vila Alegria está com obras em execução, segundo a Corsan. Com isso,"