Diário nos Bairros: Eleições 2016

Saneamento no bairro Uglione para que o esgoto não vá parar na sanga 

Lizie Antonello

"

  • Era por volta das 11h do dia 28 de junho, uma terça-feira, quando a equipe do Diário nos Bairros/Eleições 2016 flagrou uma cena que é um retrato fiel da maioria das queixas dos moradores do bairro Uglione, na região centro-oeste da cidade. Um homem descarregava entulhos de construção às margens de uma sanga que corre paralela a Rua 6.
Foto: Arte DSM

Leia todas as notícias da série "Diário nos Bairros: Eleições 2016"

A reportagem aproximou-se e falou com ele. O pedreiro afirmou que fazia reformas em uma casa no bairro e estaria largando o material no local a mando do dono da casa.

– Tem de reclamar para os outros. Tem um monte de lixo ali. Eu vou botar mais e ninguém vai me atacar – disse o homem com expressão severa.Acompanhamos o homem até à residência em obras, e o contratante, um idoso de 77 anos, confirmou que havia dado a ordem:

Moradores do bairro Duque de Caxias querem segurança

– Todo mundo coloca. Achei que eu podia colocar também.Alertado da irregularidade, ele disse que não largaria mais. Minutos depois, vimos o mesmo empregado largando outro carregamento de entulhos, desta vez, em um terreno baldio mais distante do curso d¿água.São casos como este que levaram a maioria dos moradores ouvidos pelo Diário a eleger o saneamento como prioridade. 

Trabalhador alegou que recebeu ordens para jogar o entulho no local. Dono da casa, por sua vez, disse que "todo mundo coloca" lixo ali Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Bairro Patronato quer melhores condições de trafegabilidade

Além do lixo, o esgoto de várias moradias vai parar na sanga. O militar da reserva da Força Aérea, Getúlio Maciel Vargas, 54, conta que a situação piorou depois da duplicação da Avenida Hélvio Basso. A obra foi importante para melhorar o fluxo de veículos entre o Centro e a Região Sul. O lado direito da via, no sentido Centro-bairro, pertence ao bairro Uglione, já o lado esquerdo ao bairro Medianeira. A sanga que cruza pelo Uglione e vai desaguar no Cadena atravessa a avenida em galeria subterrânea, com grande volume de água e de resíduos.
– Temos medo porque, quando chove bastante, ela transborda. Pedimos apoio, mas até hoje não veio ninguém.

Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Moradores do Noal querem ruas em melhores condições

Não há rede de esgoto cloacal no bairro. Apenas a Vila Alegria está com obras em execução, segundo a Corsan. Com isso,"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Colégio Politécnico da UFSM abre inscrições para 46 vagas em cursos técnicos

Próximo

Acusada de matar a ex-namorada ganha a liberdade e deixa o presídio

Geral