Nesta sexta-feira, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completa 11 anos de atendimento a casos de urgência e emergência em Santa Maria. A data é celebrada duplamente pelo técnico em Enfermagem Francisco Maciel, 28 anos, que faz parte da equipe de suporte do serviço e está em atividade no Dia Nacional do técnico e auxiliar de Enfermagem.
–Eu sinto muito orgulho da minha profissão, de ser técnico em enfermagem. Para muitos parece uma profissão muito simples, mas para mim, é uma honra. Desde que comecei o curso, o Samu já era um sonho para mim. Então, ingressar aqui há 1 ano e 3 meses é como um sonho realizado. Eu tenho satisfação em cumprir meus plantões e voltar para casa com a sensação de dever cumprido – afirma Maciel.
No contexto atual, Maciel faz parte do quadro de 62 colaboradores que atuam em diversos setores do serviço. Em Santa Maria, o Samu conta com uma unidade de Suporte Avançado de Vida (SA), composto por médico, enfermeiro e condutor e três unidades de Suporte Básico de Vida (SB), com técnico de enfermagem e condutor cada.
CENTRAL
Criado em 2003, o SAMU (que atende pelo número 192) foi o primeiro produto do Plano Nacional de Atenção as Urgências criado pelo Governo Federal. No Rio Grande do Sul, a sede do serviço está localizada na capital, que basicamente recebe a maior parte das solicitações de assistência, direcionando posteriormente para as centrais municipais. Desde 20 de maio de 2011, Santa Maria conta com uma central, localizada ao lado do Pronto-Atendimento Municipal, no Bairro Patronato.
Nos quatro primeiros anos, a Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas) foi responsável pelo gerenciamento do serviço no município. A partir de janeiro de 2016, o Instituto Sócio Educacional da Biodiversidade – Instituto Masper assumiu a gestão. O coordenador administrativo do Samu, em Santa Maria, Nilvo da Rosa, explica que as intervenções das ambulâncias funcionam 24h no município, mesmo com a Central Telefônica atuando das 7h a 1h durante sete dias por semana, sob a regulação do médico Alan Moreira, 27 anos. No intervalo restante, as ligações são encaminhadas diretamente para Porto Alegre.
Conforme Rosa, a criação da Central em Santa Maria não é o único ponto positivo a ser lembrado. O tempo de resposta aos chamados também tem diminuído, chegando a uma média de oito minutos.
– Nós tínhamos uma média de 650 a 700 atendimentos por mês. Hoje, há meses que atendemos até mais de 1.200. E a central veio para diminuir o tempo de resposta, tanto quando a viatura já está em deslocamento para atender quanto ela já está na casa do paciente e precisa levá-lo para uma porta de entrada. Os profissionais e médico estando em Santa Maria, conhecem a realidade do município. E com isso, ele encaminha melhor esse paciente. Tem a decisão mais correta para aquele momento ao contrário do médico que está em Porto Alegre e não conhece a estrutura.
Em 2021, o Samu atendeu 11.391 chamados, mantendo uma média de 31 atendimentos por dia. Nos primeiros quatro meses de 2022, 4.515 chamados foram recebidos, fechando uma média de 38 atendimentos diário até o momento. Deste quantitativo, 2.673 foram atendimentos clínicos (59%), 894 atendimentos de traumas (20%), 749 outros (óbitos, recusas de atendimento, etc) (17%) e 199 foram transportes de pacientes de uma instituições para outra (4%).
Nesses 11 anos, outros momentos da atuação do Samu em Santa Maria são destacados pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB):
– O Samu, de maneira exclusiva, pegou uma ambulância exclusivamente para ajudar durante a pandemia. Teve uma pessoa que ficou intubada dentro da ambulância do Samu, aguardando um leito no Hospital Universitário. Ou seja, o Samu deu, e ainda dá durante esses 11 anos, uma grande resposta, que, para mim, é o mais importante: salvando vidas.
SAMU EM NÚMEROS
4 ambulâncias de atendimento de urgência e emergência, ou seja, 1 Unidade de Suporte Avançado de Vida e 3 Unidades de Suporte Básico de VidaAo todos, 62 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores e outros. Horário de funcionamento da Central Telefônica Samu em Santa Maria: 7h a 1hEm 2021, foram atendidos 11.391 chamados, mantendo uma média de 31 atendimentos por diaNos primeiros quatro meses de 2022, 4.515 chamados foram respondidos, fechando uma média de 38 atendimentos diários
Deste quantitativo, são:
2.673 atendimentos clínicos (59%)894 atendimentos de traumas (20%)749 outros (óbitos, recusas de atendimento, etc) (17%)199 transportes (4%)
por Arianne Lima – arianne.lima@diariosm.com.br