Lançamento das inscrições da Expo Favela RS busca dar visibilidade a empreendimentos locais

Lançamento das inscrições da Expo Favela RS busca dar visibilidade a empreendimentos locais

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

Pela primeira vez, a Expo Favela Innovation vai ocorrer no Rio Grande do Sul. A feira de negócios foi lançada em 21 de julho deste ano, em Porto Alegre. O objetivo é dar visibilidade para empreendedores das periferias da cidade. O evento é apoiado pela Central Única de Favelas (Cufa), que está lançando a feira em cidades com representantes da entidade no Estado gaúcho, como em Santa Maria. Nesta quinta-feira (10), pela parte da manhã, no Hotel Itaimbé Palace, ocorreu a apresentação das inscrições, que vão até 15 de agosto, e contou com autoridades do poder público e membros de coletivos do município. 

A Expo Favela RS vai ocorrer entre 1º e 2 de setembro na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). São 80 vagas para empreendedores de todo o Estado. Conforme o autônomo Abraão Silva, representante da Cufa de Santa Maria, 32 anos, o objetivo do lançamento em Santa Maria foi divulgar o projeto para empresários e levar o ideal do Expo Favela para as comunidades. 

– Queremos dividir esse conhecimento com empreendedores das comunidades. Nós queremos buscar um a um aqui de Santa Maria para levar a Porto Alegre. Nós vamos dar todo suporte e estrutura para esses empreendedores participarem da Expo Favela RS. Lembrando que é todo projeto social, de inovação e de tecnologia. Vamos selecionar de 10 a 20 projetos aqui do município e lá no evento oficial serão escolhidos os 10 melhores do Estado que vão participar no final do ano na Expo Favela no eixo Rio de Janeiro e São Paulo – explica o representante da Cufa Santa Maria. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Como fazer a inscrição para participar

Para se inscrever é preciso entrar no site expofalevars e preencher um questionário. Ao final, o participante deve anexar um vídeo “vendendo” o seu produto. A Cufa de Santa Maria vai prestar toda ajuda necessária que as pessoas interessadas precisam, basta chamar eles nas redes sociais (cufasm).

No evento, o representante da Expo Favela RS, Vinicius Duarte, 28 anos, explica que para os 10 empreendedores selecionados no evento oficial vai ser disponibilizado todo aporte financeiro e estrutural para participar da feira nacional no final do ano. Além disso, Duarte citou exemplos de projetos que podem participar:

– São empreendimentos que buscam a inovação, sustentabilidade e a visibilidade das comunidades. Teve um projeto que uma menina fazia bolsas, as famosas “ecobags”, de caixa de leite. Além de usar a criatividade, ela estava seguindo os princípios da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas - ONU). Então, tem toda uma justificativa por trás do trabalho – comenta Duarte. 


Representante da Cufa de Santa Maria, Abraão Silva

Importância do evento 

Os representantes do Coletivo Ateliê Griô Rusha Silva, 26 anos, e Riscado (nomes artísticos), 25 anos, estiveram presentes no evento para levar as ideias e incentivar empreendedores do coletivo e da comunidade Vila Resistência a participarem das inscrições.

– A Vila Resistência é uma ocupação urbana aqui de Santa Maria de luta por moradia e estamos insistindo em construir um local. Além do acesso à moradia, queremos acesso ao lazer, à cultura e à educação. E o Ateliê tem como ideia isso, estamos juntando toda essa galera que produz, porque temos uma potência gigantesca de criação e juntos temos muito mais força de construir os projetos. Vamos levar para a galera as ideias do Expo Favela, para fortalecer e construir junto, uma baita oportunidade de participar e conhecer mais coletivos – reforça a artista visual Rusha. 

Para o vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil), a principal importância de realizar a primeira vez esse evento no Estado é dar oportunidade para empreendedores locais da periferia avançarem nos seus projetos. 

Conforme a secretária de Cultura de Santa Maria, Rose Carneiro, o evento vai permitir a visibilidade negócios que mantém famílias na periferia, já há muito tempo. 

– Queremos envolver também a nossa proposta do LabCriativo e capacitar essas pessoas, então todo o movimento de oportunizar e divulgar esses negócios estamos fazendo – relata Rose. 

Durante essa semana e na próxima, oficinas em bairros periféricos de Santa Maria vão ser realizadas com apoio da Cufa para levar os objetivos da Expo Favela RS às comunidades. 

Inscrições

  • Até quando – 15 de agosto
  • Para se inscrever – Acesse o site expofavelars.com.br
  • Quando – O evento oficial ocorre em 1º e 2 de setembro em Porto Alegre
  • Quem pode participar – Qualquer projeto de empreendedorismo voltado para as questões sociais, inovação, tecnologia, educação, etc. ​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Movimento no comércio de Santa Maria aumenta com a proximidade do Dia dos Pais; vendas devem ser superiores a 2022 Anterior

Movimento no comércio de Santa Maria aumenta com a proximidade do Dia dos Pais; vendas devem ser superiores a 2022

ATU solicita aumento da tarifa do transporte coletivo; prefeitura deve subsídios desde junho deste ano Próximo

ATU solicita aumento da tarifa do transporte coletivo; prefeitura deve subsídios desde junho deste ano

Geral