Para agilizar processos, prefeitura lança plataforma Descomplica SM nesta terça

Maria Júlia Corrêa

Para agilizar processos, prefeitura lança plataforma Descomplica SM nesta terça
 A Plataforma Descomplica SM foi colocada em funcionamento nesta terça-feira (7) pela Secretaria de Licenciamento e Desburocratização (Seld), da prefeitura de Santa Maria. O objetivo do site é atender todos os processos de licenciamento de obras e edificações. Com isso, os processos são agilizados e as filas são evitadas.

Atualmente, esses procedimentos utilizam documentos físicos e, dependendo do processo, podem levar até 12 dias para serem concluídos. A estimativa é que, a partir da Plataforma Descomplica, os processos reduzam o tempo de espera para cinco dias. No novo portal, são contempladas todas as tramitações referentes às certidões de quarteirão e amarração, número oficial, abertura de vala e informações urbanísticas.

Neste primeiro momento, para começar, a Plataforma Descomplica oferece os seguintes atendimentos: serviços de abertura de vala, número oficial, certidão de amarração e quarteirão e informação urbanística; ppontos necessários para qualquer obra no Município, seja residencial ou comercial. São pontos que equivalem a cerca de 60% das demandas da Superintendência de Análise e Aprovação de Projetos.

O site foi feito a partir de software licitado. Contudo, a construção do processo foi toda realizada junto à equipe da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, a partir das necessidades do cidadão para os processos solicitados.

O portal está disponível no link.

Mudanças

As secretarias de Licenciamento e Desburocratização e de Meio Ambiente, assim como o Instituto de Planejamento (Iplan) de Santa Maria, trocaram de endereço no segundo semestre de 2022. Agora, todos os setores estão no 10º e no 11º andares do Edifício Comercial Office Tower, quase ao lado do Centro Administrativo Municipal, na Rua André Marques, 820.

O objetivo de unir as secretarias e o Iplan no mesmo espaço físico é justamente ter o trabalho integrado, pois os processos que envolvem desenvolvimento da cidade e que lidam com licenciamento e liberações passam por essas duas pastas e pela autarquia. A Plataforma Descomplica também busca a integração entre os setores, para facilitar os serviços aos cidadãos.

*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Volta do vestibular na UFSM deve ser definida no final deste mês Anterior

Volta do vestibular na UFSM deve ser definida no final deste mês

Veículo é destruído pelo fogo em Formigueiro Próximo

Veículo é destruído pelo fogo em Formigueiro

Geral