Revitalização do Calçadão foi entregue neste sábado e promete aquecer a economia

Revitalização do Calçadão foi entregue neste sábado e promete aquecer a economia

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

A entrega de rosas vermelhas e brancas para quem passava pelo Calçadão Salvador Isaia simbolizou a finalização da obra de quase quatro anos em um dos pontos de maior circulação no Centro de Santa Maria. No cerimonial na manhã de sábado (7), a prefeitura comemorou a entrega da revitalização do Calçadão. As alterações prometem aquecer o cenário econômico do município. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Mais vendas é a projeção das empresas localizadas no calçadão, e para a ótica Gaiger não é diferente, na indicação da consultora de vendas do estabelecimento, Cleci Gais, 39 anos:

– O movimento caiu bastante e nosso objetivo é que possamos agregar mais com o fluxo de pessoas. Acreditamos que com a melhoria do calçadão as pessoas voltem a circular mais, passear com a família. Isso gera, com certeza, mais movimento no entorno. 


A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, projeta um aquecimento no comércio – ponto forte do município: 

– É um equipamento fundamental para a cidade. O Calçadão tem aspectos de turismo e desenvolvimento. Nosso Produto Interno Bruto (PIB) é formado 70% pelo comércio. A gente está muito feliz. Esperamos que a comunidade faça bom uso. É um novo ânimo, novo gás. Para os lojistas valoriza o espaço, está fácil de trafegar e também é um espaço de convivência. 


Percalços 

Durante sua fala, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), lembrou alguns momentos da obra e salientou que a obra foi longa e acima de tudo bem feita.

– Fizemos o Calçadão que nunca ninguém fez. Tivemos a coragem de rasgar o calçadão fora a fora. As pessoas não sabem que tem 5 metros abaixo. Os trabalhadores em pleno janeiro nas galerias, em que haviam ligações clandestinas de água e rede de esgoto. Fizemos um calçadão novo. 

Manutenção 

Frequentadores esporádicos, a enfermeira Diane Pereira, 55 anos,e o comerciante Irineu vieira, 68, gostaram do resultado. Mas chamaram atenção sobre a manutenção futura. 

– Iluminação, calçamento, manter do jeito que está agora, isto seria ótimo – detalha Diane. E Irineu ainda complementa que pretende passar a noite e testar iluminação e segurança. 

A farmacêutica Aline Colina, 34 anos, tem expectativas agora que o Calçadão foi finalizado e novas obras possam andar. Ela cita o Centro Desportivo Municipal (CDM), conhecido popularmente como Farrezão. Sua conclusão está há mais de 15 anos pendente.   



O que foi feito

  • Resolução nas infiltrações que aconteciam em lojas que ficam abaixo do nível do Calçadão por toda a sua extensão
  • Troca de galerias pluviais (água da chuva) e de esgoto
  • Retirada de todo o piso para colocação de um novo
  • Construção de uma rede subterrânea para os cabos de energia elétrica, telefonia e internet. Anteriormente a fiação era aérea.
  • Parte visível do Calçadão, como calçamento, áreas de convivência, iluminação e outros equipamentos
  • Colocação de deques, das ilhas e do paisagismo na parte central, em toda extensão do Calçadão. Inclui a instalação de novos bancos e lixeiras e o plantio das flores  
  • Infraestrutura para tráfego de pedestres e para trânsito de veículos de salvamento, como ambulância e caminhão dos bombeiros


Histórico da Revitalização

Passe o cursor para os lados para navegar entre as principais datas que marcam o histórico da obra de revitalização.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estado tem 16 trechos de rodovias com bloqueios totais ou parciais Anterior

Estado tem 16 trechos de rodovias com bloqueios totais ou parciais

Pozzobom anuncia reajuste de 15% a professores e 6% a servidores municipais Próximo

Pozzobom anuncia reajuste de 15% a professores e 6% a servidores municipais

Geral