Fotos: Nathália Schneider (Diário)
Falta um mês para a inauguração do novo Calçadão. Atualmente, o plantio das flores estão em andamento e cinco lixeiras novas já foram instaladas. A parte do paisagismo está sendo bastante notada pela população santa-mariense, que aguarda com expectativa o término das obras.
A prefeitura informou que a inauguração será em 30 de setembro. Mas, caso ocorra mudanças climáticas adversas, a oficialização do local pode ser prorrogada por mais sete dias. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o evento de entrega ainda está sendo planejado. A obra já está em mais de 95% concluída.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Cada dia mais próximo da inauguração
Na parte do paisagismo, já foram colocados os coqueiros nativos, os Jerivás, e algumas flores. Para a professora aposentada Lori Erthal, 66 anos, os coqueiros poderiam ser de uma altura menor.
– Está ficando bonito, porque estava vergonhoso. Espero que fique bonito, as pessoas precisam cuidar e valorizar. A minha expectativa é das melhores para no verão ter um espaço legal para tomar um chimarrão – relata a aposentada.
Alguns santa-marienses aguardam ansiosos pela liberação dos bancos para poder repousar. Além disso, elogiam a possibilidade de ter uma estrutura reformada.
– Vai dar uma revitalizada e um outro charme para Santa Maria. Tem tudo para dar certo, é uma baita estrutura e tem tendência a melhorar – conta Vitor Giuliani, 18 anos.
O sargento da Brigada Militar Flávio da Rosa, 77 anos, relata que achou a parte do paisagismo bonita com os coqueiros e as flores, mas pondera que o poder público deveria priorizar as áreas da educação e da saúde.
As espécies de flores que estão sendo plantadas são: extremosa pink, quaresmeira, agapantus, estrelítzia, azaléia, moreia-creme, lírio rosa, impatiens nova guinea hybrida, sunpatiens compact orange, sunpatiens compact magenta, sunpatiens compact blush pink, bulbine e grama-amendoim.
- Após etapa de paisagismo, Calçadão já tem data prevista para inauguração
- Obra do Calçadão: deveria terminar nem junho, mas se estenderá mais um pouco
- Calçadão de Santa Maria terá totem com botão de pânico e câmeras
- Calçadão de Santa Maria começa a receber postes de iluminação pública em LED
Diferença da obra do Calçadão e da Praça Saldanha Marinho
A obra do Calçadão e a revitalização da Praça Saldanha Marinho são reformas diferentes, mas que ocorrem em locais próximos. A situação, inclusive, gera dúvidas na população, conforme constatado pela reportagem.
- Calçadão – Em 2019, a prefeitura anunciou a reforma completa do Calçadão Salvador Isaia, mas sem utilizar recursos próprios. Em janeiro de 2020, começam as reformas, contudo, por causa da pandemia de Covid-19, elas são suspensas. Em janeiro de 2021, elas são retomadas. Mas, durante esse período, a prefeitura teve problemas com a empresa responsável e precisou lançar uma licitação, em 2022, para continuar a reforma com recursos próprios. Após lançamento e abertura de licitação, foi homologada a Construtora Continental, de Porto Alegre, como a responsável pelas obras
- Praça Saldanha Marinho – A revitalização da Praça Saldanha Marinho começou em 5 de junho de 2023. É uma contrapartida da prefeitura com a Construtora Jobim. O prazo é em torno de 18 meses (1 ano e 6 meses) para a conclusão. A revitalização completa inclui a remoção do piso, novo contrapiso e pavimento, drenagem pluvial, iluminação, paisagismo e restauração do Coreto e do Chafariz. Atualmente, o primeiro quadrante, em frente ao Theatro Treze de Maio, ainda tapado por tapumes, já está recebendo a etapa do paisagismo.
A revitalização da praça teve uma parte que começou em janeiro deste ano, com uma avaliação das galerias de esgoto e de escoamento da água pluvial no subsolo da região, em frente à Casa de Cultura e aos banheiros públicos. Mas as obras não são as mesmas. Além disso, são feitas por empresas diferentes e têm prazos distintos.