Por meio desse sistema, a votação de cada candidato é influenciada pela soma de votos de todos os concorrentes do mesmo partido e ainda pelos votos da legenda (dados somente à sigla). Como a partir desta eleição, as coligações estão proibidas, então só se leva em conta os votos obtidos pela própria legenda. É por esse motivo que a Justiça Eleitoral projeta um número maior de candidatos no pleito de 2022 para angariar mais votos. As coligações ajudavam a eleger concorrentes sem muito êxito nas urnas beneficiados pelos “puxadores de votos”. Ou seja, as sobras de votos dos campeões contribuíam para eleger mais representante da aliança.
A região de cobertura do Grupo Diário tem pelo menos 37 candidatos a deputado estadual e 17 a federal, representantes de 11 cidades. Entretanto, a maioria é de Santa Maria.
Federações
Este ano, a legislação eleitoral inovou e permitiu a formação de federações de partidos que têm programa semelhante. Em 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou três federações: PSol e Rede; PT, PCdoB e PV; e PSDB e Cidadania.
Como na prática, os partidos funcionam como uma única legenda, um candidato da federação que fizer muito voto, neste caso poderá beneficiar um outro concorrente com menos densidade nas urnas. O cálculo de votos tanto para partidos quanto para federações é determinado pelo quociente eleitoral, obtido pelo número de votos válidos de todos os partidos e federações dividido pela quantidade de vagas à Assembleia Legislativa, 55, e à Câmara Federal, 31.
O resultado desse cálculo será o parâmetro para, depois, definir o número de cadeiras de cada legenda. Por exemplo, se o quociente eleitoral para deputado estadual for de 60 mil, o partido que somar esse número faz uma cadeira, se contabilizar 120 mil, garante duas vagas.
A mesma regra se aplica para deputado federal, porém, a diferença é que o quociente eleitoral à Câmara é bem mais elevado. O próximo passo é determinar a quantidade de vagas de cada sigla, obtida pela divisão do número total de votos da sigla ou federação pelo quociente eleitoral. Com esse sistema, partidos cujos candidatos tenham recebido mais votos elegem um número maior de deputados.
Os nomes
A seguir, confira, por ordem alfabética, uma relação preliminar com os candidatos a deputados estadual e federal com domicílio eleitoral na região. A lista foi solicitada aos partidos, mas, como nem todos enviaram ou encaminharam sem o domicílio eleitoral, a lista tende a não estar completa.
Santa Maria
Deputados estaduais
Admar Pozzobom (PSDB)Alice Carvalho (PSol)Arthur Nagel Heinz (PSD)Beto Fantinel (MDB)Cida Brizola (União Brasil)Evandro Behr (Progressistas)Giuseppe Riesgo (Novo)Guilherme Sturmer Lovatto (PSol)Ivonete Carvalho (PT)Jorge Maretoli (PSC)Luciano Sampaio (Republicanos)Maria Helena Rodrigues (Republicanos)Milton Rubens Caetano (Progressistas)Moacir Alves (PTB)Paulo Ricardo Siqueira Pedroso (PSB)Patric Luderitz (PL)Rogério dos Santos Ferraz (PSB)Romário Krug de Oliveira (Avante)Tony Oliveira (Podemos)Valdeci Oliveira (PT)Vinicius Brasil (PSol)Werner Rempel (PCdoB)
Deputados federais
Ana Nery Knupp (Podemos)Ewerton Falk (PL)Gerri Machado (Avante)Gicela Janaína Peres de Freitas (PSDB)João Carlos Gilli Martins (PSTU)Jader Maretoli (PSC)Maria Rita Py Dutra (PCdoB)Paulo Burmann (PDT)Paulo Pimenta (PT)Rosemar Teresinha Estrasulas dos Santos (PSDB)Zaluar Saores da Silva (Progressistas)
Caçapava do Sul
Deputada estadual
Jussarete dias (PDT)
Cruz Alta
Deputados estaduais
Cleberson Pereira Gardin (PSDB)Luciano Ramos de Barros (Progressistas)Rafael Librelotto (MDB)
Deputado federal
Pedro Westphalen (Progressistas)
Júlio de Castilhos
Deputada estadual
Daiana Silva dos Santos (PCdoB)
Restinga Sêca
Deputado federal
Henrique de Lima Zeilmann (Novo)
Rosário do Sul
Deputado federal
Lauro (Solidariedade)
Santana da Boa Vista
Deputado Estadual
Luiz Marenco (PDT)
Santiago
Deputados estaduais
Juliano dos Santos Cortes (PSC)Julio Ruivo (Progressistas)
Deputado federal
Marcelo Brum (Republicanos)Marcos Brum Peixoto (Progressistas)
São Gabriel
Deputados estaduais
Giovana Gonçalves (PDT)Guaracy Campesino Santos (PV)Rodrigo Zambrano Paulo (PSC)Rossano Peres Farias (Pode)
Deputado federal
Rossano Dotto Gonçalves (PL)
São Sepé
Deputados estaduais
Renato Pilar Rosso (Progressistas)Mateus Leão (PDT)Kéio Santos (Solidariedade)
Tupanciretã
Deputado estadual
João Vitor Machado (Cidadania)
Leia o restante desta reportagem:
Onze cidades da região terão pelo menos 50 candidatos a deputado12 candidatos na corrida à presidência da RepúblicaPiratini tem 11 nomes em disputa9 gaúchos peleiam pela única cadeira ao Senado
Colaborou Eduarda Costa