Foto: Divulgação
Foto tirada do livro "MEMORIAL DAS CHEIAS"
Nesta terça-feira (12), a escritora e moradora de Santa Maria Lívia Petry Jahn lança o "Memorial das Cheias", uma coletânea poética em memória dos gaúchos atingidos pelas enchentes de maio. O evento será às 15h25min, na biblioteca setorial do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM).
📸 Siga o perfil de entretenimento do Diário no Instagram
A obra nasce de uma experiência pessoal e dolorosa. Em 6 de maio, Lívia viu-se forçada a abandonar sua casa em Porto Alegre, tomada pelas águas. Foi o começo de um processo que transformaria não só a cidade, mas também sua trajetória como escritora.
– Nove dias depois, ao voltar, encontrei uma Porto Alegre desolada. Fui voluntária de 20 de maio a 5 de julho e, no dia 26, sentei diante do computador para escrever. Sentia que era minha missão, como escritora, preservar essas memórias e denunciar o ocorrido – relata Lívia.
Os 12 poemas de "Memorial das Cheias" foram escritos em 26 de maio, impulsionados pela necessidade de dar voz ao impacto das chuvas sobre a vida e as paisagens.
– Para que as pessoas tivessem voz, vez e visibilidade numa sociedade desigual – Lívia retrata com poesias as casas, as árvores e as pessoas que a cheia levou;
Tudo estava em seu lugar.
E de repente, não estava mais.
A casa caiada de verde,
O verde das campinas,
As árvores esplendorosas,
A caturrita,
Todo o verde dos teus olhos
Foi-se para outra margem.
A obra se coloca como um tributo aos gaúchos que, como ela, viveram o luto das águas.
– É a memória do que foi destruído, mas também do que merece ser lembrado – finaliza a autora.
Além do lançamento, que ocorre nesta terça-feira (12), o livro estará disponível nas unidades da Athena de Santa Maria a partir desta quarta-feira (13).
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Lançamento "Memorial das Cheias"
- Local: Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), Av. Roraima, Nº 1000, Biblioteca Setorial - Prédio 5
- Data: terça-feira, 12 de novembro, das 15h25min às 17h