Passear pela cidade com os amigos, conhecer vários estabelecimentos gastronômicos e experimentar diferentes menus, todos regados a vinho verde, por um preço bem acessível!
Essa é a ideia do “Verde Cool” que ocorre todo o ano aqui em Braga. O evento organizado pela Associação Comercial tem o objetivo de divulgar os bares e restaurantes da cidade. Funciona assim: todos os estabelecimentos que quiserem participar fazem um cadastro e escolhem um menu que vai disponibilizar durante o período do evento – um mês – pelo valor estabelecido, no caso 3,50€ (mais ou menos 15 reais). A organização do evento faz a divulgação com menus impressos e on-line de cada restaurante aderente, com a foto do prato que é oferecido.
Nós visitamos três estabelecimentos em um fim de tarde – são porções pequenas, porque a ideia é que as pessoas circulem por vários lugares. Comemos uma porção de bacalhau em um restaurante; provamos uma frigideira (espécie de folhado recheado com carne) em uma lancheria no Mercado Municipal e provamos uma degustação de queijos, em uma queijaria tradicional de Braga. Na queijaria, eles oferecem um extra que é a explicação dos tipos de queijos oferecidos – um menu degustação. Veja o vídeo:
O interessante é que as pessoas acabam por conhecer lugares diferentes e, se gostam, viram clientes. E por que falar de um evento daqui para quem está aí? Porque acho essa proposta bem interessante e ela pode ser feita em qualquer lugar do mundo. E se Santa Maria organizasse um roteiro gastronômico criativo, por cerca de 15 reais, para divulgar os bares e restaurantes da cidade? Aqui, a bebida é o vinho verde porque a região do Minho é referência na produção desta variedade de vinho e o evento ocorre em setembro, época das uvas.
Mas por aí, os menus poderiam ser regados a cyrilinha… vinho local… cerveja artesanal! Um mini X, uma mini pizza, porção pequena de risoto em um restaurante de gastronomia italiana… até a Quarta Colônia poderia participar! Aqui, alguns restaurantes de cidades no entorno de Braga fazem parte do roteiro. Trocar experiências é sempre uma “mais valia” como dizem os portugueses. Fica aí uma ideia! Nada se cria, tudo se transforma, já diz o ditado!