o pouco que vale muito

Projeto reúne ONGs e busca levar alento a moradores de rua

Tainara Liesenfeld

Os voluntários do Projeto "O Pouco que Vale Muito" buscam levar alento e cuidado aos moradores de rua e recicladores em Santa Maria. Além dos pratos de comida, são oferecidas diversas atividades para dar assistência a essa população e inserir de maneira mais efetiva essas pessoas na sociedade, a fim de que a inclusão produtiva sinalize a saída das ruas. Todas as ações são realizadas por diversos voluntários e colaboradores de diferentes organizações ocorrem de maneira independente. 

VÍDEO: assistente social mantém casa de apoio para pacientes e familiares em Santa Maria

Nas quartas e sextas-feiras, cerca de 80 pessoas em situação de rua são beneficiadas com o serviço de 40 voluntários que se empenham na produção da janta. Para o vendedor e coordenador da ação, Claricio Marques, 51 anos, há uma grande preocupação com o valor nutricional do cardápio oferecido. Os alimentos são provenientes de doações de feirantes, comerciantes, projetos sociais e da sociedade civil.

- Com a volta do Restaurante popular, algumas pessoas têm acesso, há pelo menos, uma refeição adequada por dia. Mas há casos de pessoas que chegam até nós tendo passado três dias sem comer - relata Claricio.

Novos testes podem confirmar ou descartar infecção de toxoplasmose pela água

Aos sábados, um outro grupo se empenha na oferta de um café da tarde solidário, que deve acontecer sempre das 16h às 17h30min, no Coreto da Praça Saldanha Marinho. O projeto visa também realizar palestras e debates sobre temas de interesse do público, como a gestão de resídios, sustentabilidade, sistema prisional, cooperativismo e empreendedorismo, segurança alimentar e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além disso, ao longo do ano, pretende-se oferecer atendimento jurídico e prevenção em saúde bucal.

AÇÃO DE NATAL
Findando o ano passado, um grupo de voluntários realizou uma ação de Natal no largo da antiga Rua 24 horas. A ação buscou aproximar os assistidos da tradição natalina com músicas temáticas e uma farta ceia, com pratos característicos e sobremesas diversas. Ao final, cada uma das pessoas recebeu também uma caixa de bombons, distribuídas por um voluntário vestido de Papai Noel. As crianças que estiveram presentes também receberam brinquedos.

- Nosso objetivo é tornar o projeto conhecido, pois, para mantê-lo, é preciso a participação de pessoas que se disponham a colaborar - destaca a professora aposentada Sirlei Dalla Lana, 79 anos.

Pesquisa aponta que 64,32% das prefeituras fecharam no azul

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Dartanhan Figueiredo (Divulgação)
No Natal, voluntários distribuíram também presentes às pessoas em situação de rua

COMO AJUDAR
O projeto "O pouco que vale muito" possui uma página no Facebook. Por lá, os interessados podem entrar em contato com os voluntários e encontrar maneiras de auxiliar. Segundo Claricio Marques, a doação pode ser feita de maneira presencial, participando dos projetos; financeira, colaborando com alguma quantia em dinheiro; ou física, contribuindo com alimentos não perecíveis. O grupo também aceita doações de roupas e calçados, predominantemente masculinos, brinquedos, material escolar e materiais de higiene pessoal.

Alunos de escolas estaduais aprovados no Politécnico e Ctism poderão garantir vagas

PRÓXIMAS AÇÕES
Confira as atividades  previstas para os próximos sábados durante este mês:

11 de janeiro
Responsável: Projeto Social Luz dos Mundos
Serviços: Alimentação, acolhimento espiritual, corte de cabelo e distribuição de roupas 

18 de janeiro
Responsável: Projeto Dê um Sorriso de Alegria
Serviços: Alimentação, distribuição de roupas, material de higiene pessoal e corte de cabelo

O grupo deve ministrar também uma palestra sobre o funcionamento do Restaurante Popular de Santa Maria

PESQUISA: em um mês, quilo da carne de gado está até 16,5% mais caro

25 de janeiro
Responsável: Projeto Social Igreja Pentecostal de Santa Maria
Serviços: Alimentação e acolhimento espiritual

Na ocasião, representantes da Defensoria Pública da União (DPU) de Santa Maria irão ministrar a palestra "A dignidade da pessoa humana e os direitos sociais do cidadão em situação de rua".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Audiência pública debate segurança da comunidade LGBTQI+ em Santa Maria

Próximo

kkkkkkkk

Geral