Projeto “Palhaçaria no SUS” leva doses de alegria a postos de saúde

Bernardo Abbad

Projeto “Palhaçaria no SUS” leva doses de alegria a postos de saúde
Fotos: Divulgação

Palhaços prometem “invadir” e levar muita alegria a Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de regiões periféricas de Santa Maria, a partir do mês que vem. O projeto “Palhaçaria no SUS“, proposto e coordenado pela artista e doutora em Teatro Daiani Brum, prevê a realização de 40 ações artísticas em 2023, contabilizando um total 70 horas de atuação teatral voltada para públicos descentralizados na cidade.No momento, durante janeiro e fevereiro, o projeto está em fase de pré-produção, que consiste na elaboração de figurinos, criação de maquiagem e objetos cênicos, produção de fotos e visitas técnicas. A fase de execução inicia em março, quando ocorrem as primeiras visitas das palhaças e palhaços às UBSs e ESFs de Santa Maria.

No final de 2022, o projeto “Palhaçaria no SUS” teve sua aprovação confirmada no edital FAC das Artes do Espetáculo da Secretaria do Estado da Cultura do RS. As ações do projeto, aprovado com o valor de mais de R$ 46 mil, acontecerão em UBSs e ESFs de regiões periféricas, no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), atendido pelo SUS, e ainda nos portões de casas pertencentes às comunidades atendidas, com apresentações do espetáculo Na Porta de Casa.

Além das ações de produção artística, o projeto também possui um eixo formativo, ofertando cinco oficinas, produção de um documentário sobre as ações do projeto e ainda a organização, divulgação e distribuição de um e-book sobre palhaçaria hospitalar no Rio Grande do Sul. O tema do e-book faz parte da investigação da tese de doutorado e dissertação de mestrado de Daiani Brum, concretizado em 2021, a partir de contemplação no Edital Aldir Blanc do ano anterior.– Entrelaçada com pesquisas acadêmicas e artísticas que desenvolvo há mais de uma década sobre a palhaçaria hospitalar, o projeto dialoga, principalmente, com públicos com acesso restrito ou limitado às artes e à cultura na cidade. Por isso, grande parte das ações ocorrem em comunidades periféricas da cidade. A importância desse projeto reside na ligação entre artistas santa-marienses e o público periférico, gerando acesso gratuito à cultura local – conta a artista.

Conforme Daiani Brum, que se formou em palhaçaria na Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria em São Paulo, em 2014, as palhaças e palhaços, especialmente orientados para esse tipo de atuação, trazem cada qual mais de dez anos de práticas teatrais, as quais serão transpostas para a máscara da palhaçaria em momentos de interação com o público do SUS.

ONDE SERÃO AS INTERVENÇÕES

ESF Alto da Boa Vista – Nova Santa Marta

ESF Nova Santa Marta – Vila Pôr do Sol

UBS Floriano Rocha – Bairro Juscelino Kubitschek

ESF Urlândia – Bairro Urlândia

ESF Vila Santos – Bairro Urlândia

ESF Vila Lídia – Bairro Noal

ESF Kennedy – Bairro Salgado Filho

Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) – Bairro Camobi

PALHAÇARIA NO SUS – FICHA TÉCNICA

Direção geral, coordenação e produção executiva: Daiani Brum

Palhaças e palhaços: Daiani Brum, Aline Ribeiro, Geison Sommer, Janaina Castaldello e Juliet Castaldello

Figurino: Anderson Martins

Maquiagem: Aline Ribeiro

Fotografia e captação audiovisual: Mariliz Focking

Assessoria Contábil: Cris Santana

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fios de 34 luminárias da Avenida Rio Branco são furtados e outras 5 notícias para você ficar sabendo nesta segunda Anterior

Fios de 34 luminárias da Avenida Rio Branco são furtados e outras 5 notícias para você ficar sabendo nesta segunda

Folia para as crianças agita o domingo de Carnaval nos clubes em Santa Maria Próximo

Folia para as crianças agita o domingo de Carnaval nos clubes em Santa Maria

Geral