Serviço

Prefeitura de São Gabriel abre licitação para o transporte coletivo

Diário de Santa Maria

Por meio de edital publicado no último final de semana, a prefeitura de São Gabriel convocou chamamento público para contratar de forma temporária, por 180 dias, um novo sistema de transporte coletivo urbano e rural. A medida busca garantir a continuidade dos serviços no município até a licitação do transporte coletivo, que está em andamento.

Passageiros aguardam em terminal de ônibus no Centro. Prefeitura quer veículos com ar-condicionado e acessibilidade Foto: Edjor Lopes Borges / Prefeitura de São Gabriel

A iniciativa do prefeito Rossano Gonçalves (PDT) tem como propósito regularizar o sistema nos termos da lei, e oferecer mais qualidade e segurança para os usuários da cidade e do campo. Após um diagnóstico da situação estrutural e financeira do serviço prestado em São Gabriel, Rossano decretou a criação de uma comissão que levantou a situação do transporte coletivo e constatou que, além de todos os contratos estarem vencidos, a frota estava, na maioria dos casos, fora das especificações. 

Segundo a prefeitura, haveria ônibus com até 30 anos de uso, fora dos padrões contratados, e sem as condições de segurança e comodidade para os passageiros.

– As próprias empresas concessionárias admitiram a antiguidade da frota, o que já seria quebra dos contratos, se estivessem ainda em vigor – diz o prefeito.

Pegadas de anquilossauros do período jurássico são descobertas em Rosário

Neste chamamento público, serão exigidos ônibus com ar-condicionado, acessibilidade para deficientes e idosos e, no máximo, um ano de uso.

PLANO DE MOBILIDADE URBANA

A contratação temporária de uma empresa para prestar o serviço por seis meses dará tempo para a prefeitura realizar a licitação definitiva.

– Antes da concorrência pública, tem de ser elaborado um Plano Municipal de Mobilidade Urbana, obedecendo às normas da legislação, e garantindo participação popular. Este contrato temporário dará o tempo necessário para regularizar todo o sistema, e atende à urgência de melhorar o transporte público, que está em situação de extrema gravidade – ressalta Rossano.

São Gabriel e escolinha do Marítimo realizaram amistoso beneficente para Aisha

O chefe do Executivo gabrielense pondera que a medida visa garantir a segurança da parcela da população que utiliza o transporte público, ainda que a medida possa contrariar alguns interesses.

– Como gestor público, não posso ser omisso. Não quero que amanhã ocorra uma tragédia por causa da precariedade da frota que serve ao transporte de passageiros na cidade e no campo. Esta medida é fundamental para nosso objetivo maior: melhorar a qualidade de vida dos gabrielenses – justifica. 

* Com informações da prefeitura de São Gabriel

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Chuva deve cessar na quinta-feira 

Próximo

Parque da Cacism será reaberto neste mês

Geral