A prefeitura de Santa Maria teve, na tarde desta segunda-feira, o projeto do Trem Turístico aprovado pela Caixa Econômica Federal. Conforme o próprio prefeito Cezar Schirmer (PMDB), o Executivo terá, agora, 90 dias para realizar licitação da obra. O custo é estimado em R$ 1,9 milhão, liberado pelo Ministério do Turismo, e deverá ter contrapartida do município.
Ainda em dezembro do ano ano passado, a prefeitura e a América Latina Logística (ALL) assinaram um termo de compromisso que estabelece procedimentos e comprometimentos mútuos para fim de transferência dos direitos de uso de 15,3 mil metros quadrados de área construída no Km 3. A ideia é que seja instalado no local um espaço multiuso para o lazer e a cultura. O percurso do trem turístico foi alterado e, em vez de ter como rota a região da barragem do DNOS, o plano agora é sair da gare e ir até o Km 3. O trajeto deve totalizar 3 quilômetros de passeio. O trem deve funcionar nos mesmos moldes do ônibus turístico.
O projeto do Trem Turístico foi anunciado ainda em 2012. No entanto, de lá para cá o projeto passou por adequações. Ainda no ano passado, a prefeitura recebeu do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) os trilhos para a continuação do traçado do trem. Os materiais rodantes, como vagão e locomotiva, também foram solicitados para o Dnit. O Executivo está aguardando a liberação destes equipamentos.
"