Uma operação da Polícia Civil e da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) apreendeu estoques (facas artesanais), drogas e celulares na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). A ação foi coordenada pela delegada Alessandra Padula, titular da 3ª Delegacia de Polícia e pelo delegado penitenciário Anderson Prochnow.
Após uma investigação de crimes patrimoniais, foram solicitadas as ordenas judiciais que foram cumpridas na manhã de segunda-feira na galeria D do módulo II da penitenciária. A operação foi batizada de Catena I. Durante a revista, foram apreendidos oito celulares, cinco baterias, dois carregadores, sete cabos USB, três fones de ouvido, três cachimbos para fumar crack, R$ 200 em dinheiro, 28 estoques, 96 gramas de crack, 34 gramas de maconha e 17 gramas de cocaína.
Agentes da Susepe auxiliaram os policiais civis durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão dentro da casa prisional.
A ação contou com o apoio de policiais de várias delegacias de Santa Maria, de Itaara e de São Pedro do Sul. A ação também contou com a participação de 21 agentes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR-2), 14 policiais penais, um agente do canil, um policial penal da Agência Regional de Inteligência Penitenciária (Aripen) e três bombeiros.
Segundo o delegado penitenciário, Anderson Prochnow, a revista ocorreu sem nenhum problema e a rotina da casa prisional foi retomada sem alterações.
— Destaco o trabalho de excelência realizado pelo GIR-2, que está sempre logrando êxitos e sucesso em todas as operações que lhe são incumbidas — ressaltou Prochnow.
Conforme a delegada Alessandra Padula, as ações e apreensões em casas prisionais tem sido comuns e novas ações devem ser feitas em breve.