A maioria das pessoas sabe o quanto é importante praticar exercícios físicos, independente da idade. Fazer a atividades regulares desde cedo previne doenças, melhora o condicionamento físico e ajuda ainda na saúde mental. Porém, é preciso escolher qual modalidade agrada mais, tanto pelo prazer quanto pelas limitações.
Não são todas as pessoas que apreciam a caminhada, corrida ou treinos realizados em academias. Uma alternativa é o pilates, método de condicionamento físico e mental que está atraindo cada vez mais os idosos. A fisioterapeuta e instrutora de pilates Amélia Barbosa dos Santos conta que, do total de alunos que ela atende, pelo menos a metade é composta de pessoas com 60 anos ou mais.
– A maioria das pessoas que nos procura, cerca de 99% dos atendimentos, é para aliviar dores no corpo. Quem não tem dor no corpo, busca o método porque não pode fazer exercícios de alto impacto, como na academia, por exemplo. Os idosos relatam que preferem o pilates em função do atendimento, que é individualizado e especial, sem falar que são pacientes mais persistentes e fiéis – comenta.
Para quem não gosta de cair na mesmice, o pilates proporciona exercícios variados, com os aparelhos tradicionais, força do corpo e, ainda, movimentos adaptados. A aula, que tem duração de uma hora, é formatada conforme o objetivo e a restrição de cada paciente.
O método, criado pelo alemão Joseph Pilates, busca o equilíbrio entre o condicionamento físico e mental e traz benefícios como o alívio de dores crônicas, ganho de força muscular, flexibilidade, consciência corporal além, de melhorar a mobilidade das articulações e a postura. Por privilegiar exercícios de baixo impacto, a técnica proporciona o corpo inteiro e traz resultado eficaz com menor desgaste dos músculos e articulações. Os movimentos demandam concentração, respiração adequada e equilíbrio.
A dona de casa Maria Alice Lito, 64 anos, é adepta do método há três anos. Ela comenta que trocou a hidroginástica pelo pilates porque sentia dor no pé e, agora, já percebe os benefícios.
– No começo, a gente sente um pouco de dificuldade, tem que ter concentração, equilíbrio e lembrar da respiração. Para mim, é um compromisso, faço aula uma vez por semana e já me sinto mais flexível, mais forte, além de ter aliviado minhas dores de cabeça e o estresse – relata Maria Alice.

BENEFÍCIO DO PILATES
– Dá mais flexibilidade
– Fortalece os músculos e possibilita ganho de força muscular
– Estabilidade articular
– Colabora com o emagrecimento
– Diminui o estresse e a ansiedade
– Melhora a coordenação e o equilíbrio
– Ajuda a respirar adequadamente
– Corrige a postura
– Ameniza dores
– Previne a osteoporose
– Proporciona o relaxamento
COMO SURGIU O PILATES
Criado pelo alemão Joseph Pilates, no início do século 20, o método que levou seu nome consiste em uma série de exercícios realizados no solo ou em equipamentos exclusivos que visam o controle do corpo e a conexão com a mente, proporcionando saúde e qualidade de vida aos praticantes. Qualquer pessoa pode se beneficiar dos seis princípios elaborados pelo criador: concentração, centralização, controle, respiração, precisão e fluidez. A prática, que chegou ao Brasil nos anos 2000, está ganhando mais adeptos.