Saúde

Pesquisa quer identificar nível de atividades físicas e barreiras enfrentadas por idosos em Santa Maria

Mariana Fontana

"

Avaliar o nível de atividade física dos idosos de Santa Maria é a proposta de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Centro de Educação Física e Desportos (Cefd) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Pesquisa busca conhecer idosos de Santa Maria

Na última quarta-feira, Elci dos Santos Costa foi um dos acompanhados pela equipe. Com 81 anos, o aposentado passa a maior parte do dia caminhando, seja pelo trabalho que ainda desempenha _ ele é dono de um bar _ quanto fazendo atividade física para manter a saúde. A visita foi importante para o idoso, que mede 1m53cm e pesa 56 kg.

_ A visita deles e a pesquisa é muito importante, porque eu mesmo não sabia quanto estava pesando. Não tinha ideia de que tinha emagrecido tanto. Eles perguntam se a gente faz exercícios. Eu faço caminhada, na rua mesmo, o que é perigoso, mas é porque não tem outro lugar _ revelou Costa.

Oito pesquisadores, distribuídos em duplas, passam pela casa dos idosos para uma conversa que dura de 30 a 40 minutos. O levantamento inclui três bairros que foram selecionados: Nova Santa Marta, São José e Nossa Senhora de Lourdes. Os veteranos com mais de 60 anos da Nova Santa Marta foram os primeiros a receberem as visitas.
A avaliação começou na última terça-feira e já atendeu cerca de 20 idosos. A intenção do projeto é entrevistar de 150 a 220 pessoas.

Na quarta-feira de manhã, as duplas deram lugar a um trio. Os professores de educação física Nicanor da Silveira Dornelles e Temístocles Vicente Pereira Barros e a educadora física Bárbara Sutil da Silva percorreram, das 8h30min às 11h30min, a Avenida Mallmann Filho, principal endereço da Nova Santa Marta, e estiveram na casa de cinco pessoas, entre elas seu Elci Costa. Munidos de questionários, balanças e medidores, eles perguntaram aos idosos o nível de atividades físicas desempenhado, as opções de locais no bairro para a prática de exercícios, além de verificarem peso, altura e pressão arterial.

_ É o primeiro estudo no Estado que avalia esse tipo de questão. Queremos saber o quanto o ambiente influencia na tomada de decisão dos idosos em praticar atividade física. E o quanto isso influência também na decisão de serem ou não sedentários. Queremos identificar as barreiras individuais e coletivas dos bairros, o que facilita e o que dificulta as atividades _ destaca Barros.

A expectativa é que o trabalho dure cerca de um mês em cada bairro, com uma média de três a quatro casas visitadas por turno. Depois disso, os dados serão tabulados e levados aos órgãos competentes. O grupo espera que políticas públicas em benefício dos idosos possam ser criadas a partir da pesquisa.

_ Depois de colhermos os dados, pretendemos apresentar o resultado para as autoridades da cidade, para ver podem ser feitas intervenções que proporcionem melhorias para esse público _ afirma Bárbara.

Dicas para ter qualidade de vida

Os três bairros selecionados, o Nova Santa Marta, o São José e o Nossa Senhora de Lourdes, foram definidos por estratificação. Neles, os pesquisadores procurarão comparar o quanto a diferença socioeconômica influência no ambiente e no nível de atividades físicas. Dois quesitos foram definidores para a escolha: a renda média dos moradores e a quantidade de idosos por bairro, já que é preciso que haja equivalência nesses números.

Outra questão importante é que os entrevistados não podem morar em asilos, pois a pesquisa é de base domiciliar.

Uma vez selecionados os bairros, ocorreu um sorteio entre as principais ruas do local e, a partir disso, foi feito um contato com as unidades de saúde de cada comunidade. No levantamento, os estudantes batem de porta em porta, verificam se na casa existe"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ciclista morre em acidente na RS-348 em Faxinal do Soturno

Próximo

Senegalês tem o corpo queimado enquanto dormia em Santa Maria

Geral