Infraestrutura

Pelo menos seis bairros de Santa Maria sofrem com problemas na iluminação pública

"

A falta de iluminação pública é um problema recorrente nas ruas de Santa Maria. Por meio do formulário do "Tem Conserto?", disponível no site do Diário, moradores de seis bairros relataram sofrer com a escuridão nos locais onde moram. Os relatos vão desde a ausência de lâmpadas até a inexistência de postes e suportes de rede.

Ruas que seriam iluminadas em janeiro seguem sem luz em Santa Maria

A representante comercial Caroline Kauling é moradora da Rua Luiz Tomazetti, no bairro Tomazetti. Ela relata que, em frente à casa dela, que está em construção, existe um poste de rede elétrica, mas não há a lâmpadas. Segundo Caroline, a prefeitura teria dito que estaria fazendo a manutenção das redes antigas e não teria como fazer a instalação de uma nova.

Moradores de seis bairros de Santa Maria sofrem com escuridão nas ruas

— Estou com este problema em frente a minha casa desde outubro. A gente paga as taxas e não tem luz. Conversei com vários vizinhos que já moram no local há mais tempo e todos dizem que o problema já é antigo. Já abri vários protocolos, mas nada é resolvido e a gente não recebe retorno. Santa Maria está abandonada — lamenta Caroline.

Confira a página especial do "Tem Conserto?"

Na Travessa Adão Comasseto, no bairro Pedro Santini, o diagramador Leandro Freitas sofre com o mesmo problema. Freitas conta que há falta de luz em toda a extensão da travessa, até a entrada para a Faixa Nova. O diagramador comenta que a situação já persiste por, pelo menos, dois anos.

Leia todas as notícias da seção "Tem Conserto?"

— Eu e meus vizinhos já fizemos abaixo-assinado para que a prefeitura viesse fazer o conserto. Eles dizem que a voltagem do poste é muito alta e que teriam de colocar uma rede paralela. Porém, eles afirmam que o custo para isso é muito alto e não há previsão para instalar — conta Freitas.

O Diário tentou conversar com o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços de Santa Maria, Tubias Calil, por mais de cinco vezes, mas não conseguiu contato. Em uma matéria publicada em março, o secretário havia admitido problemas na rede de energia elétrica. Além disso, uma discussão entre a AES Sul e a prefeitura tentava determinar qual dos órgãos seria o responsável por implantar os serviços relacionados à iluminação pública.

O procedimento necessário para auxiliar na resolução dos problemas é a abertura de protocolo na Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços, por meio do telefone (55) 3222-0733. A partir disso, a equipe de manutenção dispõe de 48h para realizar os reparos.

Onde estão os problemas:

— Rua Silvio Romeiro, bairro Chácara das Flores
— Rua Luiz Tomazetti, bairro Tomazetti
— Travessa Adão Comassetto, bairro Pedro Santini
— Rua Heitor Campos, bairro Medianeira
— Rua Cel Valenciano Coelho, Vila Oliveira
— Rua Denise Tomazetti, Vila Lorenzi

Como participar do "Tem Conserto?"

— O "Tem Conserto?" foi criado para dar vazão aos problemas de infraestrutura que"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ponte que caiu em Jaguari é isolada

Próximo

Moradores de três condomínios fazem protesto contra más condições de rua em Santa Maria

Geral