Com a proximidade da instalação do ponto eletrônico, que começa a funcionar em 1º de julho a todos os servidores da saúde, corre nos bastidores que os médicos da prefeitura estudam pedir demissão caso tenham de cumprir a carga horária de 40 horas semanais. Para tentar resolver o problema e o esvaziamento no quadro de profissionais, a prefeitura de Santa Maria anunciou, na noite de segunda-feira, que abrirá concurso público para a área da saúde ainda nos próximos dias.
Blitz em postos mostra que havia médicos, mas, em um deles, profissional foi embora antes das 11h
Segundo a secretária Vânia Olivo, serão ao menos 25 vagas para médico, e outras para técnico em enfermagem, agente comunitário de saúde, farmacêutico, psicólogo e nutricionista. Os novos médicos já serão contratados com nova carga horária de 20 horas semanais e com vencimento básico de R$ 4.393,12 para médicos de postos e R$ 6.226,32 para médicos de pronto-atendimentos, podendo pedir aumento de carga horária quando entram, em 10 ou 20h.
Centro de saúde suspende consultas após médicos entrarem em licença em Santa Maria
O edital deve ser publicado nos próximos dias. Ainda de acordo com Vânia, se tiver casos de médicos que peçam demissão, a prefeitura fará contratação emergencial para suprir a demanda.
Parte dos médicos da Policlínica do Rosário, em Santa Maria, pediu demissão
– Já tínhamos encaminhado o concurso, mas estávamos segurando para ver se a situação se resolveria com a proposta de redução da carga horária para os que já estão trabalhando. Houve um esvaziamento da proposta e não tivemos tempo hábil para resolver nesse sentido.
Médicos de Santa Maria se reúnem para avaliar denúncias de não cumprimento de jornada
Com isso, o ponto eletrônico deve ser cumprido por todos os servidores municipais da área, inclusive os médicos.
Médica se afasta de posto após reportagem que flagrou não cumprimento da carga horária
– Carga horária agora é cumprida e batida. Essas mudanças que estamos fazendo é para ter o controle mais rigoroso. Não existe não bater ponto, a não ser que venha uma ordem determinando que seja igual para todo mundo, ele é o mesmo para todas as categorias – afirma Vânia.