A disputa eleitoral de 2022 contou com candidatos de 12 cidades da área de cobertura do Diário. Ao todo, 31 deputados federais representarão o Rio Grande do Sul na Câmara, e 55 na Assembleia Legislativa do Estado.
Leia também:
Confira a votação dos candidatos a deputado estadual e federal na Região CentralSanta Maria e região elegem 3 deputados estaduais e 2 federais
Pedro Westphalen (Progressistas), deputado federal
Foto: Divulgação
O deputado federal reeleito Pedro Westphalen (Progressistas) acompanhou a apuração dos votos com a família, em Cruz Alta, sua cidade natal. Pela manhã desta segunda-feira (3), ele concedeu algumas entrevistas para rádios de Cruz Alta e retornou para Porto Alegre para descansar dos 45 dias de campanha. Ele afirma que uma de suas principais preocupações no novo mandato é com a saúde das pessoas:
– Dentro da saúde, uma meta grande que tenho é que acabe a fila de cirurgias eletivas e a espera para o tratamento de câncer. Também vou continuar com a bandeira do municipalismo, para que os municípios tenham mais recursos, porque é ali que acontece a vida. O agronegócio nós temos que tornar o maior propulsor do Brasil.
Pedro Westphalen também apoia a duplicação das RSC-158 e 392 e menciona a necessidade de incentivos para as pequenas e médias empresas como uma prioridade para o segundo mandato.
Pedro Westphalen é natural de Cruz Alta e se elegeu com mais de 114.256 votos. Com 71 anos, é medico e tem três filhos e quatro netos. Iniciou a carreira política como deputado estadual em 2002, sendo reeleito em 2006 e 2010. Em 2013, foi presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e, em 2015, foi nomeado Secretário dos Transportes.
Paulo Pimenta (PT), deputado federal
Foto: Reprodução
Paulo Pimenta (PT) comemorou a maior votação da história do PT para a câmara federal no Rio Grande do Sul em Porto Alegre. Em coletiva de imprensa após a apuração, o deputado destacou a votação expressiva, ao lado de Edegar Pretto (PT), candidato ao governo, apesar da campanha difícil para o partido. À tarde, ele publicou um vídeo nas redes sociais, no Mercado Público de Porto Alegre, agradecendo a votação– Ainda não tive a oportunidade de agradecer os 223.109 votos, uma votação consagradora. Sou muito grato a cada um e cada uma, estou muito orgulhoso dessa votação, que é de todos nós. Fizemos história no Rio Grande do Sul, o Edegar por um detalhe não foi para o 2º turno. A tarefa agora é eleger Lula, todo nosso esforço está focado nisso, convido vocês para seguir nessa jornada junto comigo. Forte abraço – disse o deputado.
O santa-mariense Paulo Pimenta tem 57 anos, é casado e tem 3 filhos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e técnico agrícola, ele já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Santa Maria. Com 223,109 votos, se elegeu deputado federal pela sexta vez.
Valdeci Oliveira (PT), deputado estadual
Foto: Divulgação
Após a apuração na noite de domingo, Valdeci Oliveira (PT) dormiu cedo e passou a manhã de segunda-feira descansando em casa com a esposa, as filhas, as netas e o neto. Também deu entrevistas à veículos de comunicação. À tarde, foi até o Calçadão Salvador Isaia agradecer a votação recebida. O deputado, eleito para o quarto mandato consecutivo, é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado, e destaca as grande responsabilidades com o cargo, como dar posse ao próximo governador. Valdeci Oliveira afirma que há temas que devem seguir como prioridade no novo mandato:
– Lutaremos para que o Hospital Regional seja 100% SUS e uma referência na alta complexidade. Também vamos trabalhar para a duplicação da RSC-287 e, principalmente continuaremos ampliando cada vez mais o movimento social do Estado, principalmente contra a fome. Ninguém pode dormir tranquilo enquanto muitas pessoas não têm o que comer e onde morar.
Valdeci Oliveira é natural de Dilermando de Aguiar e se elegeu com 70.580 votos. Ex-metalúrgico e agricultor, ele tem 65 anos e é morador do Bairro Tancredo Neves, região oeste de Santa Maria, há mais de três décadas. Foi prefeito de Santa Maria por dois mandatos, de 2001 a 2009.
Beto Fantinel (MDB), deputado estadual
Foto: Divulgação
Beto Fantinel (MDB) passou a noite em Dona Francisca com a família e atendeu a imprensa pela manhã desta segunda-feira (3). Almoçou em Porto Alegre com os candidatos ao governo Eduardo Leite e Gabriel Souza e deve cumprir agenda às 17h com o diretório do MDB. O deputado menciona a busca por uma educação de tempo integral, com mais tecnologia e robótica como uma das prioridades para o segundo mandato:
– Temos também que agilizar as pavimentações em municípios que ainda não têm recursos suficientes para concluí-las, como São Martinho da Serra, Quevedos e Toropi; estadualizar o trecho Agudo-Ibarama, além da questão da Ponte das Tunas, que vai permitir que caminhões passem com mais carga. Temos que ver também meios para melhorar a questão da saúde básica, como a telemedicina.
Natural de Dona Francisca, Beto Fantinel tem 35 anos, é técnico agrícola e começou cedo na carreira política. Foi secretário geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM, onde também formou-se em Ciências Políticas. Ele retorna à Assembleia como o 21º deputado mais votado, ultrapassando os 49 mil votos.
Luiz Marenco (PDT), deputado estadual
O deputado agradeceu a votação nas redes sociais (Imagem: Reprodução)
Luiz Marenco (PDT) comemorou com amigos e familiares o aumento no número de votos e o fato de ter sido o mais votado do partido, em casa, na cidade de Santana da Boa Vista. Marenco fala que muito do trabalho do novo mandato, será melhorar propostas já aprovadas dele, como o Plano de Carreira para a Brigada Militar:
– O Projeto dos Alimentos que visa estabelecer que restaurantes possam doar o excedente da cozinha para instituições também deve ser aprimorado. Seguiremos com o foco na cultura e na educação. Também quero que todos os municípios do Estado tenham Centros de Formação de Condutores (CFCs), para que as pessoas não precisem viajar de outras cidades e haja menos custos para terem sua Carteira de Habilitação, por exemplo.
Com 57 anos, Luiz Marenco foi reeleito deputado estadual após receber mais de 27 mil votos. Ele tem uma carreira de mais de 30 anos como cantor e compositor de música nativista e ingressou na política em 2014.
Leia todas as notícias