Nova rede coletora de esgoto será instalada no Bairro São José

Uma equipe do Trabalho Técnico Social (TTS) da Corsan começa, nesta terça-feira (6), a visitar os moradores do bairro São José, em Santa Maria, para informar e esclarecer dúvidas sobre a implantação da rede de esgoto doméstico (cloacal). A instalação está sendo feita no bairro desde o início de julho e deve durar até o final deste ano. Cerca de 3 mil pessoas serão beneficiadas com a coleta e tratamento dos resíduos domésticos.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Conforme informações da Corsan, estão sendo construídos 3,7 quilômetros de rede coletora, 512 ramais prediais para interligação dos imóveis e uma estação de bombeamento, que levará os resíduos até a estação de tratamento, no bairro Lorenzi. A estação tem capacidade para tratar até 520 litros por segundo.


Corsan irá orientar moradores 

As visitas irão ocorrer, nesta terça e quarta-feiras, 6 e 7, nas ruas Antônio Botega, João Franciscatto, João Pedro Padoim, Olmiro Oliveira de Castro, Rua dos Gaúchos, Arlindo Custódio da Silva, Cristo Rei, Valparaíso, João Mazarro e Estrada Antônio Ignácio de Ávila.

Durante essas visitas, é distribuído material informativo sobre a importância da obra e com orientações de convivência e segurança durante o trabalho, como manter as crianças longe da área de serviço e respeitar as indicações das placas colocadas no local. Os profissionais que passam pelas residências usam crachás de identificação e uniforme azul com a inscrição “A serviço da Corsan”.


Investimento de R$ 1,5 bilhão até 2033

O tratamento adequado do esgoto diminui o risco de doenças, melhora a qualidade de vida, valoriza os imóveis e permite o desenvolvimento sustentável das cidades. Quando o sistema de esgotamento sanitário começar a operar, os moradores serão informados pela Corsan sobre como proceder para fazer as interligações.

O sistema de esgotamento sanitário é uma das prioridades do plano de investimentos desenhado pelo novo controlador da Corsan, o Grupo Aegea. Todos os projetos da Companhia – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.

Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.


Leia mais: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

3ª Divisão de Exército comemora 116 anos de história com eventos ao longo desta semana Anterior

3ª Divisão de Exército comemora 116 anos de história com eventos ao longo desta semana

Legumes, verduras e produtos coloniais: confira o calendário de feiras desta semana em Santa Maria Próximo

Legumes, verduras e produtos coloniais: confira o calendário de feiras desta semana em Santa Maria

Geral