Após comprar o Twitter, em outubro de 2022, Elon Musk prometeu mudanças na rede social. A última delas é a mais marcante visualmente, o multibilionário mudou a logo do aplicativo, que foi de um passarinho branco em um fundo azul para um “X”. Essa mudança foi anunciada em seu perfil do twitter, assim como o novo domínio que redirecionará os internautas a rede.
https://t.co/bOUOek5Cvy now points to https://t.co/AYBszklpkE.
— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023
Interim X logo goes live later today.
Os usuários do twitter no Brasil não ficaram muito contentes com a mudança, e a nova logo virou até meme nas redes. Confira:
Você odeia a nova logo do Twitter? pic.twitter.com/42JxvvPDEq
— Rodr1go Noceda🦇🏳️🌈(voltei....) (@Rodr1go_Noc3da) July 25, 2023
É muito desmotivador olhar pra essa logo nova do TWITTER, me faz não querer acessar esse trem
— Levenhäagen-Dazs (@ajbigorna) July 31, 2023
🚨 VEJA: Artista sugere uma pequena mudança na nova logo do Twitter. Apoiam?pic.twitter.com/8nTGOrryvh
— POPTime (@siteptbr) July 27, 2023
E essa não foi a única mudança. Além de demitir 80% de sua força de trabalho desde que comprou a rede, conforme informações da CBNC, prometendo plena liberdade de expressão, Musk tem feito alterações na mesma.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Mudanças no Twitter de Elon Musk
- Aba “Para você” - separando a sua timeline em duas: uma com tuítes recomendados (Para você) e outra com tuítes de pessoas que você segue;
- Limite de leitura de tuítes - reduzindo-os, temporariamente, para 1.000 tuítes diários para usuários não verificados;
- Métricas - agora, além de curtidas, comentários e compartilhamentos, os tuítes mostram o número de visualizações e de salvamentos dos usuários;
- Mensagens Diretas - houve um aumento de 50 para 100 participantes em grupos na plataforma. E para combater spam, as mensagens de não-seguidores serão exibidas em uma caixa de mensagens secundária chamada de "Solicitações de mensagem".
- Notas da Comunidade (Community Notes) - durante a gestão de Elon Musk foi lançado o sistema de checagem de fatos, em que usuários conseguem decidir em conjunto os avisos e notas que aparecerão em tuítes controversos e falsos;
- Verificado - qualquer pessoa pode ter o selo de verificado, contanto que assine o Twitter Blue, versão paga da rede social, também criada por Elon Musk;
- Selos diferentes - agora com a possibilidade de compra do selo azul, que garantia a confiança dos usuários nas contas e nos conteúdos postados por elas, foram criados o selo dourado, para empresas, e o cinza, para órgãos governamentais. O objetivo é diminuir a confusão e a difusão de fake news na rede;
- TweetDeck - a partir deste mês, a ferramenta que dá acesso a recursos adicionais da rede se tornará exclusiva para usuários verificados (contas importantes e usuários que pagam pelo Twitter Blue);
- Tuítes editáveis - com o Twitter Blue é possível criar tuítes com até 25 mil caracteres e editar posts até 30 minutos após a sua publicação.
O objetivo final possivelmente seja transformar o twitter em um “super aplicativo”, parecido com o WeChat utilizado na China, explica a editora de tecnologia da BBC, Zoe Kleinman. Nele, seria possível mandar mensagens, realizar pagamentos e até mesmo encomendar comida.