defesa da justiça

No Dia do Advogado, profissional mais antigo da cidade comenta a evolução do Direito

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário) 
Carlos Edison Fernandes Domingues é o advogado em exercício mais antigo de Santa Maria

Nesta terça-feira, 11 de agosto, é comemorado o Dia do Advogado. Em Santa Maria, mais de 3 mil profissionais desempenham esse papel essencial para o funcionamento da sociedade tal qual conhecemos hoje.


Aos 83 anos, sendo 55 deles dedicados à advocacia, o seu Carlos Edison Fernandes Domingues, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Santa Maria, é o profissional que há mais tempo exerce a profissão na cidade.

- Foi uma mudança espetacular ao longo do tempo. Eu vim da máquina de escrever. O processo de evolução foi algo maravilhoso. Por exemplo, nós tínhamos que levar uma petição de carro até outra cidade. Hoje, é tudo diferente - salienta seu Domingues, enquanto mostrava à reportagem as lembranças de sua carreira, que conta com 40 anos de magistério entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Unicruz, de Cruz Alta.

UFSM define data para começo do segundo semestre

Sobre a pandemia do novo coronavírus, ele não titubeia:

 - Estou vendo com um estado de perplexidade. Eu, com 83 anos, é para eu me recolher, mas eu não quero. Nunca pensei que passaríamos por algo parecido.

O presidente da subseção da OAB Santa Maria, Péricles da Costa, destaca o trabalho dos profissionais frente à maior crise de saúde enfrentada pela atual geração.

- Estamos em uma fase de adaptação. Temos o home office, com 100% dos processos eletrônicos na Justiça Federal e do Trabalho e trabalhando com os 20% que tramitam no Estado de modo eletrônico. Nós tivemos um diálogo muito bom com a direção do foro, que foi sensível à comunidade de Santa maria e desempenhou seu papel - destaca Costa.

Caixa credita saque emergencial do FGTS para nascidos em julho

Ele ressalta que uma preocupação da categoria, no momento, é a falta de juízes titulares para as duas varas de família. Entretanto, o problema já existia antes da pandemia e já foi aberto um edital para que os juízes do Estado pudessem se inscrever para as agas.

Sobre o Dia do Advogado, Costa ressalta o papel da advocacia como atividade essencial:

- Quero reafirmar a fé e a confiança na advocacia, que é uma atividade essencial e que não mostra somente a sua valentia, mas seu compromisso público neste momento tão dramático para todos. Trabalha como pode, sugere soluções, critica apontando onde as coisas precisam e devem ser melhoradas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Municípios em bandeira vermelha poderão escolher os dias para abrir comércio e restaurantes Anterior

Municípios em bandeira vermelha poderão escolher os dias para abrir comércio e restaurantes

Servidores gaúchos começam a receber pagamentos de julho nesta terça Próximo

Servidores gaúchos começam a receber pagamentos de julho nesta terça

Geral