O acesso à internet da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide – suspenso desde o dia 18 de agosto, depois que um usuário foi flagrado assistindo vídeo pornográfico –, não tem previsão de voltar a ser disponibilizado aos visitantes.
A informação é da secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, que também alegou que os nove equipamentos que estavam instalados no térreo do prédio, sequer pertenciam à biblioteca e estavam lá temporariamente.
A secretária afirma que essa foi a primeira vez que tem conhecimento de um caso como esse. Ainda, conforme foi comunicado pela equipe de TI da prefeitura de Santa Maria, as máquinas possuíam bloqueadores para sites de conteúdo impróprio e não se sabe como o homem conseguiu o acesso ao vídeo.
De acordo com Marta, assim que computadores saírem da biblioteca e forem encaminhados ao Centro Desportivo Municipal (CDM), será organizado um espaço kids no antigo local.
Secretária fala sobre a situação do Centro de Atividades Múltiplas

Atualmente, no segundo andar da biblioteca, há outros 20 equipamentos novos e voltados a oficinas de inclusão digital. Porém, a reinstalação de internet ao público é um assunto para ser tratado junto do Gabinete de Governança e administração da biblioteca, ainda sem prazo:
– Eu como educadora, entendo que a biblioteca é um lugar de pesquisas em livros, de receber crianças, mas também entendo que é preciso das todos os tipos acessos. Mas, queremos evitar que um funcionário ou criança seja exposta. Não é podar informação, só que neste momento, estamos estudando a forma mais adequada.
Saiba quem são os integrantes eleitos do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria
Ainda na última sexta-feira, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que serão tomadas providências para a segurança do prédio e dos funcionários. Atualmente, a Biblioteca não conta com a presença da Guarda Municipal e há câmeras de monitoramento apenas na parte externa do edifício.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL HENRIQUE BASTIDE
Onde – Avenida Presidente Vargas, 1.300
Horário – De segunda a sexta, das 8h ao meio-dia, e das 13h às 17h
Serviços – Empréstimos de livros, pesquisas em jornais e revistas, oficinas de inclusão digital, teatro infantil, contação de histórias e visitas de escolas
Acervo – Cerca de 47 mil exemplares
Informações – (55) 3218-1396