Obituário

Morreu o militar aposentado Cascildo da Costa

Descrito como humilde, simples e caseiro, Cascildo da Costa, 80 anos, nasceu no interior de Santa Maria, mas foi registrado pela família em São Pedro do Sul. De acordo com os filhos, ele foi, com suas opiniões firmes, um grande exemplo para muitos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.

Durante a vida, Costa se casou três vezes. A primeira esposa, Marli, ele conheceu em 1968, em Agudo, quando trabalhava na Brigada Militar. Os dois ficaram casados até o falecimento dela, em 1985. A segunda mulher com quem Costa se casou foi Joana, em 1987. Os dois se conheceram na cidade de Mata e ficaram juntos até 2001, ano em que ele ficou viúvo pela segunda vez. A terceira esposa de Costa foi Lorena. O casal se conheceu em Santa Maria e ficou junto até o falecimento do idoso.

Do primeiro casamento, Costa teve os filhos Airton, Hipólito, James e Cacilda. Já Cristina, Cristiane e Rafael (já falecido) são filhos do segundo casamento. O idoso também teve oito netos: Maurício, Jéssica, Bruno, André, Beatriz, Davi, Letícia e Mateus.

Há 30 anos, Costa era reformado da Brigada Militar. A família conta que o idoso participou de diversas operações de combate ao abigeato no interior de Jaguarão, Pelotas e nas regiões próximas.

- A vida não era fácil. Muitas vezes, o salário atrasou e não tinha dinheiro nem para o básico, mas ele sempre gostou do que fazia. Aos poucos, a situação melhorou, mas as escalas de serviço eram sempre muito apertadas e, às vezes, meu pai tinha missões de última hora - conta o filho Hipólito.

Costa também trabalhou um tempo na capital gaúcha e, depois, foi para Agudo e Dona Francisca, para comandar o posto policial, entre os anos de 1975 e 1978. Depois, Costa foi promovido a sargento e comandou a polícia de Chiapetta e, depois, a de Mata. Após se aposentar, em 1986, dividiu-se entre Santa Maria e Dilermando de Aguiar.

- Ele foi um bom colega, comandou vários locais e postos policiais por mérito. Nos conhecemos há mais de 50 anos, fomos sargentos juntos e trabalhamos por quase todo o Estado - conta Hernande Vieira Soares, 77 anos.

Uma das paixões do idoso era o verão. Ele costumava frequentar o Balneário Passo do Angico, em São Pedro do Sul, principalmente, nos dias de calor.

Bom de cozinha, Costa adorava de fazer frango assado, carreteiro com couve e feijão no capricho para a família. Quando ele cozinhava, fazia a alegria dos netos, assim como quando contava histórias a eles. O grande sonho dele era morar em uma chácara. Costa gostava muito de natureza e do interior e costumava levantar cedo para fazer um chimarrão. Ele também tinha criação de abelhas e cultivava árvores frutíferas.

O idoso ficou durante 42 dias internado no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo e faleceu em 1º de outubro. Ele foi sepultado no dia seguinte no Cemitério de Agudo. A família preferiu não divulgar o motivo do falecimento. 

FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO
Funerária São Martinho

09/11 
+ José Rodrigues Machado, aos 66 anos, foi sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, em Santa Maria

10/11 
+ Juliano Soares Rodrigues, aos 29 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 
+ Leonel Marinheiro da Silva, 50 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

11/11 
+ Jairo Glademir Sarturi da Silva, aos 49 anos, foi sepultado no Cemitério Municipal, em Dilermando de Aguiar 
+ Cleci Mello dos Santos, aos 78 anos, foi sepultada no Cemitério São José, em Santa Maria

12/11 
+ Carlos Gustavo Menezes Xavier, aos 31 anos, foi sepultado no Cemitério Evangélico, em São Pedro do Sul

>> As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3220-1861

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nascimentos em Santa Maria e na região Anterior

Nascimentos em Santa Maria e na região

Próximo

Por 56 votos, professores decidem manter greve no Estado

Geral