Obituário

Morre um dos comerciantes mais antigos de Santa Maria

Diário de Santa Maria


Macedo e a mulher, Eleonora Foto: Arquivo pessoal / Divulgação

José Lenhardt de Macedo morreu aos 94 anos no domingo. Ele era um dos comerciantes mais antigos de Santa Maria. A loja da família, a Macedo Brinquedos, localizada no Calçadão da cidade, está de portas abertas há mais de um século. 

Fundada em 1915, por Francisco Miguel Marques de Macedo, pai de José, a então Casas Macedo inicialmente vendia de tudo, era um armazém de secos e molhados.

José começou a trabalhar com o pai nos anos 40, tornando-se sócio da loja logo em seguida. Nos anos 50, José Macedo adquiriu toda a empresa de Francisco e passou a administrá-la. Foi quando, aos poucos foi diversificando a gama de produtos oferecidos, direcionando para brinquedos, especialidade da loja atualmente. 

Ativo na defesa dos interesses dos comerciantes, José Macedo foi um dos fundadores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL). O filho de José, Eduardo Lenz de Macedo, 58 anos, fala com orgulho da empresa da família.

– Somos a terceira geração à frente da loja. Vamos seguir trabalhando com a mesma dedicação que meu pai e meu avô tiveram. Ele (José) era bastante ativo, esteve conosco aqui na loja até 2010 – contou o filho.

O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Rodrigo Décimo, salienta a bravura de José Macedo como comerciante.

– O senhor Macedo sempre foi muito participativo, teve uma parcela muito importante de contribuição para o desenvolvimento do comércio da cidade. É muito difícil manter uma empresa por muito tempo, e ele conseguiu fazer frente às grandes redes, tanto é que hoje a loja segue sob a gerência dos filhos. Com certeza, é uma lamentável perda para todos nós – destacou Decimo.

Gerações
José Lenhardt de Macedo era casado com Eleonora Maria Lenz de Macedo, 85 anos, há 67 anos e pai de Eduardo, Flávio, Maria Cristina e Maria Luíza, além de ter sete netos. Apenas os filhos Flávio, 51 anos, e Eduardo tocam a empresa centenária. Hospitalizado na última sexta-feira, José Macedo teve uma piora no quadro clínico no sábado, vindo a falecer no domingo. Ele foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pai de vítima da Kiss processado por promotores é absolvido

Próximo

OPINIÃO: Do papel de cada um dentro da sociedade

Geral