Obituário

Morre em Santa Maria o médico que foi pioneiro da endoscopia no Estado

Morre em Santa Maria o médico que foi pioneiro da endoscopia no Estado

Foto Arquivo pessoal

Paulo (ao centro), ao lado da esposa Leizi e dos filhos Eduardo, Raquel e Claudia

Morreu nesta quinta-feira (06), em Santa Maria, o médico gastroenterologista Paulo Eduardo Lopes Souto, aos 79 anos. O profissional, que também foi professor da UFSM durante 26 anos, era pioneiro no uso da endoscopia no Estado, segundo a família. Paulo Souto se tratava de um câncer no estômago desde 2020 e faleceu no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, em Santa Maria, onde trabalhou por décadas. O velório está sendo realizado nas capelas do Cemitério Santa Rita, na Faixa Velha de Camobi, desde a tarde desta quinta. O sepultamento está marcado para as 11h desta sexta (07), no mesmo local. Na página no Memorial São Martinho, há detalhes e a possibilidade de mandar mensagens à família.

 

Segundo a filha Claudia, que é relações públicas, o pai era natural de Vila Nova do Sul, filho de pequenos agricultores. Ele veio para Santa Maria na juventude, para concluir o equivalente ao atual Ensino Médio no Colégio Santa Maria. Passou em Medicina na UFSM e se formou na turma de 1969. Passou a dar aulas na Federal no ano seguinte e, em 1972, fez um curso de aperfeiçoamento em Marília (SP), sendo o pioneiro no Rio Grande do Sul a adotar os exames de endoscopia, com microcâmera que analisa o interior do sistema digestivo superior.

Na UFSM, Paulo Souto deu aula de 1970 até 1996. Depois, seguiu clinicando e trabalhando no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, até alguns anos atrás, quando encerrou a carreira.
Foi também em Santa Maria que Souto conheceu a esposa, Leizi Maria Buzatti Souto, atualmente com 78 anos. O casal teve três filhos: Claudia, Eduardo (médico) e Raquel (advogada). Além disso, são cinco netos e dois bisnetos.

A filha Claudia lembra com carinho o legado deixado pelo pai.

- É uma pessoa muito humana, agregadora, que gostava de reunir a turma de faculdade, sempre foi uma pessoa que se preocupou com os outros. Os alunos, sempre que identificam a gente, vinham dizer da pessoa honesta e humana que ele era, da pessoa íntegra - recorda.


O filho Eduardo, que também é médico, escreveu um texto em homenagem ao pai:


"Paulo, nascido em 20/05/1945, partiu em 06/06/2024, deixando um legado de amor, bondade e integridade que permanecerá para sempre em nossos corações. Paulo foi um pai exemplar, um marido dedicado, um amigo leal e um profissional admirado por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Sua vida foi marcada pela generosidade e pelo desejo constante de ajudar ao próximo por isso formou-se médico.
Suas palavras sábias, seu sorriso acolhedor e sua capacidade de transformar qualquer momento em algo especial são apenas algumas das lembranças que levaremos conosco.
A ausência do pai cria um vazio imensurável, mas também nos deixa uma infinidade de memórias preciosas e ensinamentos valiosos. Ele nos mostrou o verdadeiro significado de viver com paixão, de amar incondicionalmente e de enfrentar os desafios da vida com coragem e dignidade.
Neste momento de dor, nos confortamos uns aos outros, lembrando que o pai está agora em um lugar de paz. Seu espírito continuará a nos guiar, inspirando-nos a ser pessoas melhores e a valorizar cada instante ao lado daqueles que amamos.
Que possamos honrar a memória de Paulo Eduardo Lopes Souto, mantendo vivos os valores e princípios que ele tanto prezava. Descanse em paz, pai.
Sentiremos sua falta eternamente, mas encontraremos consolo nas lembranças inesquecíveis que você nos deixou.
Com amor e saudade, de todos nós!"


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reabertura da rodoviária da Capital deve aumentar movimento no terminal de Santa Maria; confira os horários desta sexta-feira Anterior

Reabertura da rodoviária da Capital deve aumentar movimento no terminal de Santa Maria; confira os horários desta sexta-feira

Chá das Mães da Aapecan em Santa Maria será realizado em 29 de junho; ingressos já estão à venda Próximo

Chá das Mães da Aapecan em Santa Maria será realizado em 29 de junho; ingressos já estão à venda

Geral