luto

Morre, aos 98 anos, Santo Masiero, fundador do Jardim Botânico da UFSM

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Jardim Botânico

Morreu na tarde desta quarta-feira, aos 98 anos, o engenheiro agrônomo e fundador do Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santo Masiero. Ele também foi professor de botânica agrícola do Departamento de Biologia. Masiero buscou, por cerca de 20 anos, a criação de um jardim botânico na instituição. Em 1979, a área foi destinada, e inaugurada em 1981. 

Antes de ser professor da UFSM, Masiero foi agrônomo da Secretaria Estadual de Agricultura. Mesmo após ter se aposentado, continuou visitando o Jardim Botânico. Ele contava que seu sonho era plantar muitos abacateiros, goiabeiras e outras frutíferas em todo o campus para que nenhum estudante passasse fome. Em 2019, ano em que o jardim completou 38 anos, a equipe de botânicos homenageou o fundador com uma visita em casa. 

VÍDEO: Igreja de Nossa Senhora das Dores passa por reforma e troca de telhado

Conforme o também engenheiro agrônomo, James Pizarro, Masiero era tímido e devoto de Nossa Senhora Medianeira:

- Lembro bem que quando alguém estava com problema ele dizia, 'O sr não tem fé? Reze, peça solução...a fé serve para essas horas'. Uma conhecida frase dele era :'Plantar sempre, sem se preocupar em colher, pois um dia os pósteros agradecerão' - comenta Pizarro.

Santo Masiero foi velado na capela mortuária 2 da Avenida Liberdade, ao lado do Cemitério Ecumênico Municipal. O enterro ocorreu às 15h desta quarta-feira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Trilogia crime em família terá distribuição nacional

Próximo

VÍDEO: Igreja de Nossa Senhora das Dores passa por reforma e troca de telhado

Geral