em reforma

VÍDEO: Igreja de Nossa Senhora das Dores passa por reforma e troca de telhado

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Mais perto do céu, trabalhadores ficam no alto da igreja para trocar as telhas

A Igreja Nossa Senhora das Dores passa por reformas. Há um mês, o telhado da igreja é trocado. A própria comunidade apoia a execução do serviço com doações de recursos e contribuições por meio de ações da paróquia.


Prefeitura não tem previsão de retomada dos eventos com público no segundo semestre

A reforma era sonho antigo para a estrutura de 84 anos. No ano retrasado, contudo, foi concluída a reforma da Casa Paroquial. Segundo o padre Ermo Schlindwein, o custo foi elevado e seria inviável fazer as duas obras na sequência. Desde setembro de 2020, então, a paróquia conta com doações e participações de fiéis em ações entre amigos feitas pela igreja.

- O sonho existia, mas, com a reforma da Casa Paroquial, não podíamos sobrecarregar a comunidade. No ano passado, fomos conversando e tivemos um acolhimento marcante, que nos surpreendeu. São pessoas muito generosas, as quais agradecemos muito. Nos encorajamos e fomos atrás de empresas de restauração. É um trabalho muito especializado - conta Schlindwein.

A empresa responsável pelo serviço é a ARS Restaurações, de Porto Alegre. O empreendimento é especializado na preservação externa de templos sacros. Entre alguns trabalhos de destaque já feitos estão as restaurações das catedrais São Luiz, em Novo Hamburgo, e Santa Tereza, em Caxias do Sul.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A OBRA
A primeira etapa envolve a troca das telhas antigas por novas. Depois, serão trocadas as calhas. Para isso, são previstos seis meses, o que deve encerrar no começo de 2022. O que segue pelo menos até março ou abril do próximo ano é a parte mais complexa. Os arcos do teto, atualmente de madeira, serão trocados por estruturas metálicas.

- Precisamos manter aquilo que nossos antecedentes construíram - defende o presidente do Conselho Paroquial, Adarci Antoniazzi.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A última etapa será a revitalização das pinturas. Acima do altar, manchas de infiltração invadiram a obra que retrata a ressurreição de Cristo, pintada pelo italiano Lazzarini.

Uma das formas de contribuir é por meio do risoto da paróquia, que será retomado no próximo final de semana. As reservas podem ser feitas pelo telefone (55) 99972-7686. Quem quiser ajudar de outra forma pode entrar em contato com a secretaria pelo número  (55) 3221-3072.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morre, aos 98 anos, Santo Masiero, fundador do Jardim Botânico da UFSM

Próximo

Agittec, da UFSM, abre processo de Pré-Incubação

Geral