Foto: ESPN/Divulgação

A segunda-feira (29) começou com luto no jornalismo esportivo brasileiro. Morreu Paulo Soares, conhecido como Amigão da Galera, ícone da ESPN e referência na comunicação esportiva.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ele tinha 63 anos, completados no dia 13 de setembro, e estava internado há cerca de cinco meses no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos, agravada por problemas de saúde crônicos, incluindo questões na coluna.
Na ESPN, Paulo se destacou como apresentador e narrador de programas históricos, como Linha de Passe e SportsCenter, onde formou dupla memorável com Antero Greco, que morreu em maio de 2024, aos 69 anos, após lutar bravamente contra um tumor no cérebro.
Paulo Soares iniciou a carreira aos 15 anos na Rádio Clube de Araras, interior de São Paulo, e passou por diversas emissoras, como Gazeta, Record, Globo, Bandeirantes e Estadão/ESPN, antes de se consolidar na TV. Estreou na Gazeta em 1983, depois passou pela Record e Cultura, chegando à TVA Esportes em 1994, que deu origem à ESPN Brasil em 1995. Também teve passagem pelo SBT entre 1998 e 2003.
Além de narrar partidas de futebol no Brasil e na Europa, Paulo acompanhou Copas do Mundo e grandes torneios internacionais. O comunicador deixa a mãe, Anna Maria, a companheira Marlene, os irmãos Marcelo e Roberto, e uma extensa rede de amigos e admiradores.
A cerimônia de despedida será realizada na tarde desta segunda-feira no Funeral Home, no bairro da Bela Vista, em São Paulo.