O caminhão não passou

Moradores reclamam da falta de coleta de lixo em bairro de Santa Maria

"

Um problema no encanamento da Corsan na Rua Eloyr do Nascimento, no bairro Menino Jesus, virou uma dor de cabeça para os moradores da região. Conforme Paulo Jesus Bitencourt Buss, 54 anos, vendedor que mora no local há 26 anos, o caminhão que faz a coleta de lixo parou de passar desde o final da semana passada.

Depois que a Corsan abriu um buraco para manutenção do encanamento na rua, no sábado, o caminhão caiu e precisou ser retirado por um guincho e não passou mais pela rua. Desde então os moradores garantem que não tiveram mais recolhimento de lixo.

Apesar de alguns moradores levarem parte dos detritos para outra rua, onde o veículo segue circulando, o acúmulo é inevitável e incomoda a vizinhança.
_ A rua está cheia de lixo. É uma imundície. Acho que foi na quinta ou na sexta-feira a última vez que vimos a coleta. É ruim por causa do cheiro, das moscas, de tudo o que o lixo traz _ diz Buss.

A dona de casa Elsone Cassanego, 60 anos, mora em frente ao local onde o caminhão caiu. Ela disse que os funcionários que trabalham na coleta afirmaram, no dia do acidente, que não passariam mais pela rua.

A Revita, empresa responsável pela coleta de lixo em Santa Maria, afirmou que, além dos prejuízos no veículo, ainda houve despesas com guincho. A empresa confirma que o caminhão não passa pela rua desde sábado, mas garante que não deixa de remover os resíduos.
_ O caminhão não tem passado pela rua, mas faz manobras para recolher o lixo. O caminhão faz o possível para recolher o lixo onde não passa, mas as ruas precisam ter condições _ defende Raul Lessa, supervisor da unidade da Revita em Santa Maria.

A Corsan explica que trabalhou no local por duas vezes: a primeira para fazer a manutenção do encanamento, e a segunda para reparar os estragos do caminhão.
_ Depois de fazer o serviço, tirar o material molhado e colocar material novo e seco, é preciso esperar um tempo para normalizar o tráfego de veículos pesados. Depois do sábado, sinalizamos o local com o cavalete, que deve ser removido hoje (terça-feira) para colocação de mais material para normalizar a circulação na rua _ esclarece Jean Carlo Bordin, gerente da Corsan em Santa Maria.

Em contato com o "Diário", o secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Lemos, afirmou que ia contatar a empresa da coleta para apurar o que aconteceu. O secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil, disse que a Revita e a Corsan serão notificadas.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria faz homenagem às vítimas da tragédia de Cromañón

Próximo

Confira o que abre e o que fecha no feriado do Ano Novo

Geral