Incêndio

Santa Maria faz homenagem às vítimas da tragédia de Cromañón

"

A fachada da boate Kiss, na Rua Andradas, em Santa Maria, amanheceu com um novo banner e flores nesta terça-feira. Desta vez, a homenagem não se restringiu aos 242 mortos no incêndio da boate Kiss, como também, as 194 vítimas na casa noturna República Cromañón, em Buenos Aires, Argentina. Isso porque a data de hoje marca os 10 anos da tragédia no país vizinho.

A homenagem foi feita pelo movimento Santa Maria do Luto à Luta, grupo Mães de Janeiro e Associação das Vítimas e Familiares da Tragédia em Santa Maria (AVTSM). No banner, as bandeiras do Brasil e da Argentina, lado a lado, está seguidas da frase "Duas nações unidas por uma só dor. Somos todos Santa Maria. Somos todos Cromañón. Cromañón 2004. Kiss 2013. Que nunca mais se repita".

_ Fizemos uma homenagem porque construímos laços de amizade e trocamos de experiências com o pessoas de lá que já estão há dez anos em uma luta semelhante à nossa _ explica Flávio da Silva, coordenador do Movimento Santa Maria do Luto à Luta.

A tragédia argentina aconteceu em 30 de dezembro de 2004, quando 2.811 pessoas estavam na casa noturna República Cromañón. Além de 194 mortes, o incêndio deixou mais de 700 feridos, muitos deles, com gravidade. Assim como na boate Kiss, em Santa Maria, as vítimas da Cromañón morreram asfixiadas pela fumaça tóxica expelida pelas paredes do prédio. Próximo à antiga casa noturna, foi erguido um santuário que reverencia os jovens.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confira a retrospectiva 2014 do 'Diário'

Próximo

Moradores reclamam da falta de coleta de lixo em bairro de Santa Maria

Geral