Manutenção em adutoras pode causar falta de água em bairros de Santa Maria nesta segunda-feira

Manutenção em adutoras pode causar falta de água em bairros de Santa Maria nesta segunda-feira

Foto: Tales Trindade

O abastecimento de água pode ser interrompido ou apresentar oscilações em bairros de Santa Maria ao longo desta segunda-feira (05) em razão de uma obra de manutenção realizada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O serviço ocorre em duas adutoras de água bruta — aquelas que conduzem a água antes da Estação de Tratamento de Água (ETA) — e a previsão é de retomada gradual do fornecimento ao longo do dia. As informações foram repassadas pela gestora da unidade da Corsan em Santa Maria, Andreia Zanini, em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN (93.5).

Estamos com todas as equipes mobilizadas desde essa madrugada para executar o serviço o mais rápido possível e gerar o menor impacto para a população — afirmou.


Manutenção após período de chuvas


Segundo a gestora, a necessidade da intervenção foi identificada após as chuvas intensas registradas entre o Natal e o Ano-Novo, que provocaram a cheia do Rio Ibicuí e possíveis alterações na estrutura das tubulações.

Observamos dois pontos de fragilidade na adução de água bruta e foi necessário fazer um revestimento da tubulação, justamente para proteger e garantir a condição plena de abastecimento — explicou.

As obras ocorrem em uma adutora de 800 milímetros e outra de 600 milímetros. Para que o serviço seja feito com segurança, foi necessária a interrupção temporária do fluxo de água antes da ETA.

Por serem tubulações de grande porte, precisamos secá-las para conseguir trabalhar com segurança, tanto para os profissionais quanto para a própria retomada do abastecimento — disse Andreia.

A escolha desta segunda-feira, conforme a Corsan, levou em conta o retorno gradual da rotina da cidade após os feriados, além das temperaturas mais amenas. O objetivo é evitar problemas mais graves nos meses de maior consumo.

É muito importante que se faça manutenção agora para que tenhamos condição plena de abastecimento em janeiro e fevereiro, que são meses de bastante demanda por conta das altas temperaturas — destacou.


Bairros que podem ser afetados


De acordo com o mapeamento da Corsan, o impacto deve ser maior nas regiões oeste, centro-oeste e centro-sul de Santa Maria. Podem ser afetados os bairros Passo da Areia, São João, Divina Providência, Nossa Senhora Medianeira, Urlândia, Dom Antônio Reis, Nova Santa Marta, Tancredo Neves, Pinheiro Machado, Duque de Caxias, além de parte do bairro Juscelino Kubitschek e áreas do Centro.

Em alguns pontos, pode haver apenas redução da pressão, enquanto em outros pode ocorrer falta de água temporária, especialmente em imóveis sem reservatório.

As pessoas que têm reservatório domiciliar provavelmente nem sintam esse impacto, desde que façam um consumo consciente ao longo do dia — afirmou a gestora.

A expectativa é de normalização do abastecimento ainda nesta segunda-feira. A Corsan orienta que qualquer problema após a retomada, como alteração na pressão ou na qualidade da água, seja comunicado pelos canais oficiais da companhia, como a agência virtual, o aplicativo ou o serviço de atendimento telefônico - 0800 646 6444.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Semana começa com tempo seco e manhã fria em Santa Maria Anterior

Semana começa com tempo seco e manhã fria em Santa Maria

Vestibular da UFSM aquece economia e mobiliza serviços em Santa Maria Próximo

Vestibular da UFSM aquece economia e mobiliza serviços em Santa Maria

Geral