O desfile do Dia do Gaúcho, na manhã deste sábado, na Avenida Medianeira, será diferente: o número de tradicionalistas que participarão será menor do que os 4 mil que desfilaram em 2013, poucas serão as alegorias a cruzar a avenida e sete entidades tradicionalistas ficarão de fora. Em meio ao cenário de interdições de 12 CTGs de Santa Maria e das polêmicas multas para os caminhões que transportavam pessoas no ano passado, o desfile encolheu. Quem deve ganhar espaço são os cavalarianos.
- Vamos desfilar só com a cavalaria em virtude dos problemas do ano passado. É um pecado deixar os caminhões, mas ainda vamos desfilar em respeito à população - lamenta Everton Cavalheiro, patrão do CTG Bento Gonçalves, vencedor do troféu Sentinela da Cultura no ano passado.
Outra entidade premiada no desfile de 2013 com o troféu Sepé Tiaraju, o DT Querência das Dores, também levará cavaleiros na sua maioria. Tradicionais na cidade, o CPF Piá do Sul e o DTG Avenida Tênis Clube, também vão priorizar os cavalos e levarão poucos carros para a Medianeira.
Ildo Wagner, coordenador da 13ª Região Tradicionalista, explica que no próximo ano as entidades vão tentar novamente apoio para colocar os caminhões enfeitados no desfile.
- Neste ano, o desfile está comprometido, mas mesmo assim será bonito. Muitas entidades escolheram desfilar apenas com os departamentos de cavalaria. No ano que vem, vamos trabalhar novamente para conseguir apoio para transporte e colocar os caminhões na avenida - promete Ildo.
O desfile
- 8h - Hasteamento de bandeiras e apresentação das bandas da Base Aérea e da 6ª Brigada de Infantaria Blindada
- 8h30min - Começo do desfile com a comissão dos Festejos Farroupilhas, poderes Executivo e Legislativo, 8ª CRE, Brigada Militar e homenageados. Depois, entram os CTGs. A extinção da Chama Crioula encerra a Semana Farroupilha
O trânsito
- O trânsito na Avenida Medianeira e seus acessos será bloqueado a partir das 6h30min e liberado meia hora depois do fim do desfile