Para voltar à ativa

Licitação para a primeira obra do Trem Turístico de Santa Maria

Marcelo Martins

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O projeto do Trem Turístico teve mais um passo dado para que a iniciativa consiga recuperar a tradição ferroviária de Santa Maria. A prefeitura lançou o edital, na quinta-feira, para a construção da chamada estação do Trem Turístico. Com isso, as empresas interessadas em realizar essa etapa do projeto devem enviar suas propostas ao Executivo, até o dia 26 de maio.

Cristiana Barbieri Szalanski, coordenadora de fomento da Secretaria de Turismo e responsável pelo projeto, explica que a parada deverá ser construída na Rua Silva Jardim (próximo a Bunge Alimentos) e contará com um espécie de área de convivência com, por exemplo, café e áreas para exposição artística.

Tão logo essa licitação seja aberta e conhecida a empresa escolhida para a realização dos serviços, a próxima fase prevê uma nova licitação: adequação e manutenção da linha ferroviária e também a colocação de um pequeno trecho de linha férrea para dar continuidade ao traçado do trem (que sairá da gare e vai até o Km 3). Uma outra licitação, também neste ano, deve ser aberta. Esse edital, prevê a reforma e melhorias de vagões.

_ As licitações ocorrerão em sequência para, assim, garantirmos a fluidez do projeto do Trem Turístico _ resume Cristiana.

Em meio a todo esse cronograma, a única indefinição que paira é quanto à destinação do monumento da locomotiva, a chamada Maria Fumaça, que fica no Largo Evandro Behr, na Avenida Presidente Vargas. A Secretaria de Turismo ainda estuda a possibilidade de colocá-la em funcionamento.

Projeto deve estar concluído ao fim do 1º semestre de 2015

À frente do projeto do Trem Turístico, Cristiana Barbieri Szalanski destaca que se todas as licitações que serão abertas tiverem empresas interessadas, a projeção é que a comunidade santa-mariense e os turistas possam usufruir do trem até o fim do primeiro semestre de 2015. O projeto do Trem Turístico foi anunciado ainda em 2012. De lá para cá, o projeto passou por adequações. Uma delas, por exemplo, é a mudança do percurso que foi alterado e, em vez de ter como rota a região da barragem do DNOS, o plano agora é sair da gare e ir até o Km 3.

O trajeto deve totalizar 3 quilômetros de passeio. O trem deve funcionar nos mesmos moldes do ônibus turístico. O custo é estimado em R$ 1,9 milhão, liberado pelo Ministério do Turismo, e deverá ter contrapartida do município.

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