Jovens passam por seleção complementar para o serviço voluntário feminino do Exército

Jovens passam por seleção complementar para o serviço voluntário feminino do Exército

Foto: Seção de Comunicação Social, 3ª DE

O mês de fevereiro marca as etapas de seleção complementar para o serviço militar inicial voluntário feminino. Em Santa Maria, 255 jovens se alistaram. Desse total, somente 39 delas levarão a marca do pioneirismo de ingressar como soldado no Exército Brasileiro. As organizações militares que irão receber o primeiro contingente serão o Colégio Militar de Santa Maria, o Hospital Militar e a Base Administrativa da Guarnição. Pela primeira vez na história, as mulheres se igualam e compartilham com os homens a oportunidade de servirem a Pátria como soldados.


​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A chefe da Comissão de Seleção do Colégio Militar de Santa Maria, major Viviane Paim, explica que, nesta etapa, as voluntárias passam por inspeção de saúde, avaliação odontológica e realizam testes de gravidez.
– A gente faz uma entrevista detalhada para entender os perfis, para ver onde elas podem, possivelmente, se incorporarem, trabalhar. Então, realizamos alguns testes para ver se elas vão trabalhar na parte de comunicação social, se elas vão trabalhar no rancho ou em outro setor. A entrevista busca identificar esse perfil para que consigamos selecioná-las de acordo com a legislação vigente, nos mesmos moldes que ocorrem com o segmento masculino – explica.


Major Viviane Paim é a chefe da Comissão de Seleção do Colégio Militar de Santa MariaFoto: Seção de Comunicação Social, 3ª DE

 
A major Viviane destaca, ainda, que os processos são iguais para homens e mulheres, mas que existem algumas peculiaridades – os testes de gravidez, por exemplo, são necessários justamente porque essa situação é incompatível com a atividade militar.

Incorporação

Para essas jovens, o serviço militar é voluntário. Porém, após a incorporação, passa a ser obrigatório, podendo ser prorrogado por até oito anos. A última etapa da seletiva ocorre no final de fevereiro. A incorporação das novas soldados do Exército em Santa Maria será dia 2 de março.
O serviço tem a duração de aproximadamente 12 meses, prorrogáveis anualmente, caso haja acordo mútuo. Durante a incorporação, elas terão acesso a benefícios como remuneração, auxílio-alimentação, licença maternidade e contagem de tempo para aposentadoria.

Além dos exames médicos, candidatas também já experimentaram a fardaFoto: Seção de Comunicação Social, 3ª DE


Presença feminina

Em todo o Brasil, cerca de 37 mil mulheres fazem parte das Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica –, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo militar. A principal atuação ainda está nas áreas de saúde, ensino e logística, mas já há mulheres em funções operacionais, na área de combatente, com ingresso por meio de concursos públicos. Elas também estão presentes em áreas culturais, como bandas de música e museus.
Até então, as mulheres podiam ingressar nas Forças Armadas como militares de carreira, mediante aprovação em concurso público, ou como militares temporárias, por meio de seleção conduzida pelas regiões militares. Com o alistamento voluntário, também passam a ter acesso ao serviço militar inicial, como soldados – para jovens de 18 anos.
Segundo o Ministério da Defesa, o número de vagas para mulheres no serviço militar voluntário deve crescer progressivamente até que atinja 20% do total de vagas. Para esta primeira turma, foram oferecidas 1.465 vagas em todo o país – 1.010 vagas para o Exército; 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha.
Entre os homens, cerca de 1,5 milhão de jovens se apresentam anualmente para o alistamento militar obrigatório, mas menos de 10% são incorporados. O alistamento militar no Brasil foi regulamentado ainda no tempo do Império (1874).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovens passam por seleção complementar para o serviço voluntário feminino do Exército Anterior

Jovens passam por seleção complementar para o serviço voluntário feminino do Exército

Amigos destacam legado de professora vítima de acidente na BR-392 Próximo

Amigos destacam legado de professora vítima de acidente na BR-392

Geral