O que é ser bruxa hoje? Conheça o significado de alguns símbolos e outras curiosidades

O que é ser bruxa hoje? Conheça o significado de alguns símbolos e outras curiosidades

Foto: Vinícius Machado


Nos contos de fadas, há séculos, elas são retratadas como mulheres más, que devoram crianças, dão uma maçã envenenada, possuem verruga em um nariz grande e mexem um caldeirão. As bruxas fazem parte do imaginário, principalmente das crianças, quando falamos de histórias que envolvem a luta do bem contra o mal. Nesta terça-feira (31), que se comemora o Dia das Bruxas, o Diário foi tentar responder o seguinte questionamento: o que é ser uma bruxa nos dias de hoje?


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Capa preta, chapéu pontudo, abóbora, doces, aranha.... isso te lembra algo? Esse foi o cenário da conversa com as estudiosas no assunto Simone Favieiro, 56 anos e Jane Conte, 70. Ambas gostam da temática desde muito jovens e esse assunto foi a ponte que uniu as duas, que atualmente, são grandes amigas e se consideram bruxas.


Ambas reforçam que o "ser bruxa" está completamente ligado às mulheres, que possuem uma capacidade intuitiva extremamente acentuada. 


— Está intimamente ligado ao ser mulher sábia, com uma intuição potente. Aquela mulher que busca proteger a sua energia com um chá, um banho de ervas... Ela luta, conquista, é empoderada. Ela consegue viver sozinha e não depender de ninguém, isso é sapiência, isso é ser bruxa — afirma Jane.


E as bruxas que são retratadas nas histórias? Jane relata que a imagem foi criada para retratá-las como uma figura ruim. Por isso, atributos foram usados, principalmente no aspecto da beleza. 


— Aquela imagem de uma mulher velha, feia e amargurada com todos. Essa construção vem de séculos, desde a Idade Média, na época em que a Inquisição perseguia as mulheres taxadas de bruxas, onde muitas foram perseguidas e mortas. A partir disso, com uma grande influência da religião, essas mulheres foram retratadas com aspectos negativos e isso se perpetua até hoje — conta.  


Para ambas, uma mulher bruxa em 2023 não tem nada a ver com essa figura, é uma mulher sábia, forte, que luta pelos seus ideais, porém sem deixar de fazer pequenos rituais: um banho de ervas, uma limpeza energética em seu lar, uso de cristais e plantas para proteger algum ambiente.


A estudiosa Jane ConteFoto: Vinícius Machado


— Esse comportamento, com pequenos rituais nos dias de hoje, pode ser considerado algo comum. Porém, eram hábitos que mulheres tinham em épocas medievais, que eram considerados errados. Qualquer mulher pode fazer isso hoje para se sentir bem e não haverá qualquer tipo de perseguição. As mulheres estão livres para se protegerem e serem quem são — fala Jane Conte.


Já para Simone, o sentimento de ser bruxa vai um pouco mais além dos pequenos rituais:


– O sentimento de empoderamento da bruxa vem do interno, é aquilo que ela sente. Aquela força, intuição, aquele olhar certeiro que ela traz...uma mulher sabe, ela simplesmente sabe.


A estudiosa Simone FavieroFoto: Vinícius Machado


Uma mulher nasce bruxa? 

Uma mulher nasce com um pequeno potencial dentro de si, porém cabe a ela decidir se vai desenvolver esse dom ou não. Isso é muito pessoal e individual, ressaltam as estudiosas.


Hallowen não é Dia das Bruxas

Foto: Vinícius Machado


É comum pensar que Haloween e Dia das Bruxas sejam sinônimos, mas não é bem assim. Apesar de compartilharem a mesma data – 31 de outubro –, o Hallowen como o conhecemos hoje, com fantasias e crianças indo de casa em casa pedindo doces com a famosa pergunta "Doces ou Travessuras?", desenvolveu-se principalmente nos Estados Unidos. Foi lá que a tradição de se fantasiar, pedir doces de porta em porta e pregar pegadinhas começou. E, aos poucos, festas a fantasia com essa temática vem se popularizando no Brasil também.


— Halloween não é festa de bruxa, é focado em filmes ou séries de terror. As pessoas se fantasiam dentro dessa temática. As pessoas confundem, pois o dia 31 de outubro tem outro significado para nós.


Já o Dia das Bruxas está relacionado a mudança de equinócio no hemisfério norte, fenômeno astronômico que indica o início da primavera e do outono. A data poderia ser entendida como uma espécie que ano novo.


— A Terra não faz a virada pelo nosso lado, que é o hemisfério sul, e sim pelo norte. A virada do equinócio, que a Terra precisa dar um salto quântico, ocorre no dia 31 de outubro, por isso a data. 


A confusão entre as datas não agrada as estudiosas, porque o Halloween "bate na tecla da morte, da perseguição", o que não seria bom de ser relacionado às mulheres bruxas, que foram perseguidas, queimadas e mortas em fogueiras em épocas medievais.


Significado dos símbolos

Foto: Vinícius Machado


Doce: na simbologia, o doce representa a mulher, enquanto o salgado seria o masculino. Por isso, em época de Dia das Bruxas, estamos falando do sagrado feminino e por isso, só oferecemos doces.

Chapéu: ele deve ser longo e pontudo, apontado para o céu, fazendo alusão a tentativa de se conectar com a energias externas e também da influência da lua, que está justamente no céu. 

Aranha: com as teias, simboliza os caminhos e as escolhas feitas ao longo da vida, além de ser considerado um inseto de poder.

Capa: da cor preta, longa e transpassada. Usada como forma de proteção contra as energias externas.

Preto: a cor simboliza a neutralização das energias, por isso costuma ser usada com frequência. Tons de lilás e vermelho também são utilizados como transmutação.

Gargalhada: é uma forma da mulher externalizar um sentimento interno.

Gato: considerado um "exorcista" de lugares com energias consideradas ruins. 

— Se você colocar um gato em um casa e ele sentar ou ficar muito em determinado lugar, ele aponta que aquele local ali está com a energia pesada e requer cuidados. Ele filtra muita energia — explica Jane.

Cachorro: também é um ótimo animal para ter em casa. Porém, ao contrário do gato, se você soltá-lo em uma casa vazia, ele vai se encaminhar para o local que esteja com a energia mais alta. 

— Se você soltar um cachorro em um quarto vazio, observe onde ele vai deitar; é nesse local que você deve colocar sua cama para ter boas noites de sono — aconselha Jane.

Caldeirão: se remete aos rituais com ervas feitos pelas mulheres. Com as especiarias, é possível fazer um chá, um remédio ou alguma refeição. O objetivo era "curar doenças" através de produtos naturais, sem remédios.

Vassoura: na época medieval, mulheres amarravam galhos de ervas em um cabo de madeira e usavam o movimento de "varrer" para dissipar as energias, não somente a sujeira, mas também o etério (ar).


Movimentação no comércio de Santa Maria

Foto: Maria Júlia Corrêa


As lojas, de uma forma geral, aproveitam essa data, que tem ficado cada vez presente no calendário brasileiro, para fazer a economia girar. E quando falamos em lojas que atuam neste segmento não é diferente, então é possível ver vitrines decoradas com as cores preto e roxa, além de outros objetos que fazem alusão ao Dia das Bruxas.


Mas quais produtos são vendidos nesta época? Maria do Carmo tem uma loja de produtos místicos e esotéricos no Monet Plaza Shopping há 26 anos. Na vitrine, a decoração é de tarôs, cartas, incensos e porta-objetos com a temática das bruxas. 


Ela afirma que 90% do público que procura a loja neste período tem como objetivo realizar pequenos rituais buscando limpeza energética do corpo e do ambiente:


Foto: Maria Júlia Corrêa


– Não são pessoas leigas, são pessoas que sabem o mínimo do assunto. O que mais sai nestes dias são velas pretas, incensos, ervas e fluídos. 


Uma outra loja que também atua neste segmento abriu há cerca de dois meses na Rua Floriano Peixoto, no centro de Santa Maria. A proprietária, Denise Dias da Silva, já é dona de uma loja voltada para diversas religiões em outro ponto do bairro, mas viu a necessidade de abrir um estabelecimento focado somente em produtos místicos.


Foto: Maria Júlia Corrêa


Ela conta que os itens mais procurados neste momento são incensos, talismãs, produtos para defumação e sabonetes para limpeza. 


– Grande parte do meu público são de mulheres que buscam os produtos para pequenos rituais de limpeza energética. Acredito que isso é ser uma bruxa atualmente, a bruxaria está na magia.


Foto: Maria Júlia Corrêa


*Colaborou Letícia Klusener

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com 1,2 mil militares, exercício simula cenário de guerra na Base Aérea de Santa Maria Anterior

Com 1,2 mil militares, exercício simula cenário de guerra na Base Aérea de Santa Maria

Local de prova do Enem deve ser até 30 km do domicílio do candidato e outras 5 notícias Próximo

Local de prova do Enem deve ser até 30 km do domicílio do candidato e outras 5 notícias

Geral