De olho na merenda

Inimigos da lancheira

Pâmela Matge e Silvana Silva

"

Circunferência da cintura, consumo de sal em excesso, peso e colesterol elevados, obesidade... Essas palavras nada combinam com a infância e a adolescência, certo? Engano seu. As crianças e os adolescentes brasileiros estão cada vez mais obesos. E a preocupação com o peso e a saúde está começando junto com os primeiros passos dos bebês.

_ O número de crianças obesas e de pais bem preocupados é cada vez maior no consultório. Já atendi casos de bebês de 2 anos obesos _ relata a nutricionista especializada em crianças e adolescentes de Santa Maria Daiane Reck.

A observação cotidiana da profissional é confirmada por uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo mostra que o percentual de crianças e adolescentes obesos e com sobrepeso cresceu 10% em 35 anos no Brasil. 41% dos 100 mil alunos de 13 a 15 anos ouvidos na pesquisa afirmaram que comem doces, balas e chocolates pelo menos cinco vezes na semana. Essas guloseimas só perdem para feijão, leite e hortaliças, mas aparecem à frente das frutas.

Em Santa Maria, um levantamento do curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano (Unifra), realizado em 2012, mostra que 35 dos 134 alunos que passaram por medição estão com excesso de gordura abdominal (o índice da circunferência da cintura determina risco de doenças cardíacas).

_ Estamos falando de crianças. Isso é complexo. Se observarmos os bares das escolas e o lanche que é trazido de casa, vamos perceber muitas coisas erradas _ afirma a professora do curso de Nutrição Cátia Storck.

Refrigerante, bolachas recheadas e salgadinhos contêm muito açúcar, sódio e conservantes

O Diário teve acesso a dados de pesquisas e observações de acadêmicos da Nutrição feitos durante o estágio de Alimentação Escolar realizado em colégios públicos e privados da cidade. Chama a atenção o consumo de refrigerante, bolachas recheadas e salgadinhos entre os pequenos.

_ Eles são os três principais vilões do lanche porque escondem alto teor de sódio, açúcares, gordura e conservantes, ingredientes que só prejudicam a saúde. O conservante que todo alimento industrializado contém é um desorganizador do crescimento das nossas células. Não é por menos que pessoas que se alimentam basicamente de industrializados têm 10 vezes mais chance de desenvolver algum tipo de câncer _ alerta Daiane.

Mas como fazer para que seu filho tenha um lanche saudável? Porcaria está proibida? As especialistas dizem que o segredo do sucesso é o equilíbrio. Comer doces e salgadinhos é possível uma vez na semana. Mas para isso, a criança deve consumir lanche saudável nos outros dias e entender que o lado doce da merenda é uma exceção.

_ Essas dicas valem para crianças. Com os adolescentes, tudo fica mais complicado. A adolescência é a fase da afirmação, e os pais pouco decidem. Então, o jeito é criar hábitos saudáveis desde cedo. O adolescente que comia frutas e verduras na infância, vai levar esse hábito para a vida toda _ diz Daiane.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Familiares, amigos e colegas se despdem de Zaira de Grandi

Próximo

Simulação e treinamento unem tropas do exército brasileiro e da Argentina em Saicã

Geral