
Imagem: Reprodução (Renovar Leilões)
A construtora de Santa Maria, que fechou as portas após a morte do dono e teria deixado 1,1 mil pessoas na cidade sem imóvel, já é alvo de leilão de uma cooperativa de crédito que cobra uma dívida da empresa. Nesta terça-feira (16), foi publicado o edital do leilão público de um terreno de 2.319,80m² pertencente à Conceitual Construtora. A disputa, no formato online, ocorre no dia 19 de janeiro de 2024, às 14h.
O imóvel rural está localizado às margens da Travessia Urbana, próximo à ponte do Arroio Cadena. O lance inicial é de R$ 2,5 milhões. Já o segundo leilão, caso não haja comprador no primeiro, está marcado para o dia 5 de fevereiro, às 14h, com lance inicial de R$ 2.350.659,62.
Outras informações poderão ser obtidas com o leiloeiro oficial pelos contatos: telefone/WhatsApp (55) 33124-549 e contato@renovarleiloes.com.br
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O edital do leilão, bem como as fotos do imóvel, você pode conferir aqui.
De acordo com o comunicado, o leilão será realizado a pedido pela cooperativa Cresol, com quem a construtora havia firmado, em março de 2023, um financiamento na modalidade Cédula de Crédito Bancário (CCB). O leilão ocorre perante ao não cumprimento do acordo financeiro, conforme o previsto pela Lei n. 9.514/1997 no que diz respeito à Alienação Fiduciária de Imóveis.
Defesa da Conceitual Construtora
Na tarde desta terça-feira, o escritório RMartins Advogados, de Porto Alegre, que representa a Conceitual Construtora, retornou o contato feito pelo Diário na quinta-feira (11) e nos dias seguintes. Confira na íntegra:
Os familiares do dono e administrador da Conceitual Construtora informam que estão tomando conhecimento a respeito da situação da empresa somente após o falecimento de Paulo, ocorrido em novembro/2023.
Atualmente está em andamento um levantamento financeiro da empresa, para com isto, se verificar as medidas jurídicas que em breve serão adotadas, diante do cenário que será identificado.
Criação de associação de compradores
Na sexta-feira(12), um edital de convocação de assembleia geral para os compradores de apartamentos do Edifício Contemporani, um dos quatro vendidos e inacabados pela Conceitual Construtora, foi publicado para que sejam identificados os compradores. Aqueles que desejarem, poderão formar uma associação que buscará os direitos coletivos dos lesados.
A assembleia ocorrerá no próximo sábado (20), às 10h, no Auditório da Antiga Reitoria da UFSM, na Rua Floriano Peixoto, nº 1184, Centro.
O caso
O Diário divulgou com exclusividade, no dia 11 de janeiro, o caso que envolve a Conceitual Construtora no que pode ser o maior golpe imobiliário do Estado. Conforme informações preliminares, estima-se que mais de 1,1 mil pessoas teriam sido lesadas pela empresa que não entregou nenhum dos quatro prédios vendidos em Santa Maria, além de duplicar as vendas de uma mesma unidade.
Leia mais: