expansão

Hospitais de Caçapava do Sul e Santiago ampliam capacidades para leitos clínicos

Hospitais da Região Central seguem mobilizados para ampliar seus leitos clínicos frente ao aumento de internações por Covid-19. Nesta quinta-feira, o Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, de Caçapava do Sul, comunicou o aumento de 100% de novos leitos. Santiago, que já havia ampliado sua capacidade, vai aumentar novamente. Para garantir o atendimento aos pacientes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) acionou, na semana passada, o Plano de Contingência Hospitalar. Em Santa Maria, instituições de saúde também ampliarão suas vagas.

Tupanciretã terá lockdown pelo segundo final de semana seguido

Em Caçapava, o hospital fez um estudo técnico para a ampliação de leitos clínicos. Para garantir o aumento, foram feitas adequações internas para dobrar a capacidade. Dessa forma, o Hospital de Caridade Dr. Victor Lang passa de nove para 18 leitos clínicos - 10 já estão ocupados. De acordo com o secretário executivo do Conselho Administrativo do hospital, Antonio Borges, o aumento dos leitos se deu pelo agravamento da pandemia na cidade. Segundo ele, nos últimos 21 dias, o município passou de 77 casos ativos de coronavírus para 417. Os números, bem como as internações, ligaram o alerta do Conselho, fazendo com que a expansão fosse necessária:

_ Entendemos a necessidade de ampliar os leitos clínicos, já que os números saltaram em Caçapava do Sul. Os casos ativos são muitos, e, hoje, já se faz necessário a utilização dos novos leitos.

Mais 9.050 doses de Coronavac serão distribuídas para a Região Central

Nos últimos dias, o Hospital de Caridade de Santiago tem trabalhado para ampliar sua capacidade. O administrador da instituição, Ruderson Mesquita Sobreira, afirma que o número de leitos abertos chegou a 40. Os novos leitos serão incluídos no mapa de leitos do governo do Estado. Nesta quinta-feira, o hospital seguia com 100% de ocupação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Rio Grande do Sul deve permanecer em bandeira preta por mais uma semana

_ Na quarta, a situação estava bastante complicada, sendo necessário intubar pelo menos quatro pacientes. Nesta quinta, a situação já está mais tranquila. Mas, sempre se faz necessário termos estes leitos à disposição - explica o representante do hospital. 

SANTA MARIA

Na quarta-feira, foram anunciadas 25 novos leitos para Santa Maria: 15 para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e 10 para o Hospital Regional. Em tratativas junto ao governo do Estado, o prefeito Jorge Pozzobom lembrou da importância destes novos leitos, já que o Estado está chegando ao limite para a abertura de leitos UTI:

_ Não tem equipe para ampliar leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Por isso, a abertura destes 25 leitos clínicos vai nos ajudar muito.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estado confirma transmissão comunitária da variante P.1 em Porto Alegre Anterior

Estado confirma transmissão comunitária da variante P.1 em Porto Alegre

PLURAL: os textos de Suelen Aires Gonçalves e Silvana Maldaner Próximo

PLURAL: os textos de Suelen Aires Gonçalves e Silvana Maldaner

Geral